Início Geral Aegea MT realiza treinamento de geofone para colaboradores do Ministério Público Estadual

Aegea MT realiza treinamento de geofone para colaboradores do Ministério Público Estadual

0
Compartilhar

Na última semana, a Aegea MT, por meio da Águas de Sinop, realizou com os colaboradores do Ministério Público Estadual um treinamento de geofonamento, a fim de sanar as principais dúvidas e orientar a forma como a média de consumo dos órgãos no estado é realizada mensalmente. O geofone, é um aparelho semelhante ao estetoscópio usado por médicos que tem como principal objetivo filtrar ruídos no subsolo à procura de vazamentos que não são visíveis na rede de distribuição de água.

“A partir do treinamento, aprendi a manusear o geofone, também chamado de “aparelho caça vazamento”, compreendi a função de cada item que compõe o aparelho em questão, além disso, tivemos a oportunidade de colocar o aprendizado em prática ao efetuar buscas por vazamentos em todo o prédio da Sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Sinop-MT, com a cooperação dos técnicos da Águas de Sinop. Iremos repassar o conhecimento adquirido aos demais colegas do departamento, bem como aos colaboradores que nos auxiliam diariamente no trabalho de manutenção das nossas unidades ministeriais”, destacou o gerente de manutenção do Ministério Público estadual, Honorato de Miranda Neto.

Presente em 79 comarcas do estado, o Ministério Público realizou a aquisição do aparelho de geofone e considera que o momento atual do país se faz necessário acompanhar e realizar adequações para uso consciente de água, além da economia que isso irá gerar aos ministeriais. “O primeiro passo foi a aquisição do aparelho de geofone, o próximo passo será reunir com os técnicos da gerência de manutenção, para montar um cronograma, projetando vistoriar 100% das unidades ministeriais e sanar qualquer problema de infiltração que por ventura esteja ocorrendo”.

Quando se fala em uso consciente da água, automaticamente remete-se a um assunto que virou uma preocupação global, que é a preservação dos recursos hídricos, e consequentemente do meio ambiente. “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso atua fortemente nesta área, e dessa forma, demos início neste ano a um desafiador projeto, visando a redução do consumo total de água tratada, a princípio em 10% de todas as nossas unidades ministeriais, para o próximo exercício. Está incorporado neste projeto a ação de conscientização dos membros e servidores institucionais, e contamos com o empenho e participação de todos, para obtermos resultados satisfatórios”, finalizou Neto.

O treinamento conduzido pelo supervisor de geofonia regional, Alessandro Silva, realizado durante 2 dias, é destinado para portadores do aparelho a fim de detectar perdas físicas de água, com o uso do geofone, para localizar vazamentos e fraudes em redes de água residenciais e públicas. “O trabalho de geofonamento é importante para identificar as possíveis perdas de água que ocorrem na rede de distribuição, contribuindo para a disponibilidade e manutenção de recursos hídricos. Além de combater o desperdício de água na rede de distribuição, a iniciativa beneficia o meio ambiente e a população, garantindo a preservação dos recursos hídricos”, finalizou, Silva.

Para mais informações sobre os trabalhos e ações desenvolvidas pela Aegea MT, acesse www.aegeamt.com.br

Fonte e fotos AegeaMT

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here