Aluna da rede estadual de MT participa de projeto da Nasa

Aluna da rede estadual de MT participa de projeto da Nasa

0

Com o apoio e incentivo da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT), a aluna Maria Gisllany Bezerra da Silva, 18 anos, e a professora de Física, Silvana Copceski, embarcaram nesta quarta-feira (21.09) para os Estados Unidos onde vão conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa), situada da cidade de Houston. Elas são da Escola Estadual 13 de Maio, de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá).

Premiada no concurso internacional de redação “Cassini: Cientista por um Dia”, promovido pela Nasa, Maria foi convidada para conhecer a agência pelo seu empenho em pesquisas espaciais, junto com a professora orientadora. Apenas duas equipes brasileiras participam do programa “Missão X: Treina como um Astronauta”, da Nasa.

Antes de embarcarem, elas estiveram no gabinete do secretário de Educação, Marco Marrafon, para agradecer o apoio da Seduc e falarem sobre a expectativa da viagem. “Estava ansiosa, com medo de algo dar errado. Mas deu tudo certo graças à equipe da Seduc que prontamente nos atendeu, nos ajudou e possibilitou a realização desse sonho”, disse a estudante.

 

O secretário Marrafon parabenizou a dupla e reforçou que a Seduc apoia e incentiva iniciativas como essa, que visam o conhecimento e a inovação no ensino público. “Ver um aluno da rede estadual se destacando dessa forma, participando de um programa de tanta relevância como esse, é motivo de orgulho para nós. É inspirador e exemplo para todos os estudantes que sonham em desenvolver projetos nessa área”, afirmou.

Sonho

Maria sonha em ser astronauta e, para isso, quer aprimorar o inglês com um intercâmbio e conquistar as graduações de Comandante de Avião e Bacharelado em Física. Pensando na formação, a estudante, que é filha de um operador de máquinas e uma dona de casa, almeja conquistar bolsas de estudo. Atualmente ela participa de aulas de inglês.

Apesar das dificuldades que enfrenta, Maria se emociona por estar pavimentando um caminho para outros estudantes. Ela relata que recentemente recebeu a carta de uma estudante de Tangará da Serra agradecendo por ela dividir o conhecimento sobre o espaço. “Eu conheci meu ídolo, o tenente coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Agora, vou para Nasa e estou certa de que a próxima conquista é o espaço. E é isso que passo para os estudantes”, afirma.

Cronograma

Nesta quinta (22.09) aluna e professora conhecem o Centro Espacial da Nasa em Houston, no Texas. Elas terão experiências como utilizar o simulador espacial e interagir com astronautas.

Entre os dias 24 e 29 elas estarão em Washington, onde irão conhecer um rádio telescópio voltado para pesquisas espaciais. O equipamento proporciona a visualização do céu profundo, a lente do rádio telescópio alcança objetos espaciais muito distantes. Ainda em Washington elas conhecerão o maior Museu de Ar e Espaço do mundo.

Projeto Novo Horizonte

Maria e Silvana conduzem de forma voluntária, desde 2012, o projeto Novo Horizonte no qual apresentam com o auxílio de um telescópio amador, um novo ponto de vista sobre o universo, aos estudantes.

Para a professora, o projeto despertou interesse nos jovens pelas aulas de matemática, química e física. “Os alunos tinham o interesse nesses temas, mas não entendiam nada. Agora, as turmas do projeto com palestra e visualização com telescópio ficam apertadas”, conta a professora Silvana.

Outra iniciativa da qual participam, é o projeto Missão X da Nasa. Elas são as únicas representantes da ação em Mato Grosso, que tem apenas mais uma equipe no Brasil, no Rio de Janeiro, apesar do programa estar presente em 29 países. O projeto tem o objetivo de levar ao aluno a rotina do astronauta e a vida no espaço.

MTnoticias.net com assessoria

Compartilhar