Início Cidades Mato Grosso Bope capacita 20 policiais para patrulhamento em ambiente rural

Bope capacita 20 policiais para patrulhamento em ambiente rural

0
Compartilhar

Mais 20 policiais militares estão habilitados a compartilhar as técnicas desenvolvidas durante o 5º Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural (CPAR), promovido pela Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Encerrado nessa segunda-feira (22.06), o curso contou com participação de policiais do estado Paraná (08), Pará (08) e da PM-MT (04).

O curso foi desenvolvido pelo Bope a partir da necessidade de buscar técnicas policiais de enfrentamento ao crime de assalto a banco também chamado de ‘novo cangaço’. A 6ª Edição está programa para acontecer no início do próximo mês.

De acordo com o comandante do Bope, major José Nildo Silva de Oliveira, outros nove estados já confirmaram o interesse em adquirir o conhecimento técnico repassado durante o CPAR, São eles: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Rondônia e Bahia.

Segundo o major, “ao final do curso os policiais estão condicionados tecnicamente para desenvolver habilidades específicas para atuar nos biomas de cerrado, pantanal e floresta e condicionados a se tornarem multiplicadores, ou seja, além do próprio conhecimento adquirido, eles também estão habilitados para repassar as instruções recebidas durante o curso”.

Foram 150 horas-aula, ao todo, em que foram aplicadas diversas disciplinas, dentre elas: Técnicas de Progressão, Armamento e Equipamentos Rurais, Evolução do ‘Novo Cangaço’ e Socorro e Emergência. Com aulas teóricas e práticas desenvolvidas nas cidades de Chapada dos Guimarães (cerrado), Cáceres (Pantanal) e Tapurah (floresta), além da sede do Bope.

Conforme o coordenador do curso, capitão Orlando Vinicius Coutinho, “por meio das disciplinas aplicadas todos os policiais adquiriram conhecimento das mais diversificadas técnicas utilizadas para enfrentamento de ocorrências do tipo ‘novo cangaço’, por exemplo, como identificar, avaliar e decidir quais os procedimentos mais adequados a serem aplicados em cada tipo desses ambientes”.

Esses conhecimentos foram amplamente destacados pelos policiais, especialmente pelos representantes dos de outros estados. “O Bope da Polícia Militar de Mato Grosso é hoje uma referência no Brasil, com a formulação de técnicas e novos experimentos no combate a esse tipo de crime”, disse o capitão PM-PA, Felipe Correa Aires, ao salientar que outros companheiros de farda enfrentam atualmente essa situação de crime no Pará.

Para o comandante do Bope, a segurança pública de Mato Grosso conseguiu, por meio das forças policiais, praticamente estancar as ocorrências de assalto a banco. O último registro foi há mais de um ano, na cidade de Nova Maringá. Desde então, o Bope tem capacitado novos policiais para atuarem nesse tipo de intervenção.

A cerimônia de encerramento do curso foi realizada na sede do Bope e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa e demais comandantes de unidades policiais.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here