Início Cidades Alta Floresta Campeão mundial nas águas, Eike começou a construir seu império em Alta...

Campeão mundial nas águas, Eike começou a construir seu império em Alta Floresta

0
Compartilhar

Apesar de ser uma das celebridades mais comentadas da atualidade, existem fatos da vida do empresário Eike Fuhrken Batista que poucos conhecem. Um deles é que o ex-marido da modelo Luma de Oliveira começou a construir seu império no município de Alta Floresta, em Mato Grosso. O bilionário conta que, no início dos anos 1980, soube da corrida pelo ouro na região, lendo a antiga revista "Manchete". 

“Decidi largar a faculdade na Alemanha e voltar ao Brasil, segui minha "intuição" para farejar o negócio. Lá, intermediei negócios entre os produtores locais e compradores do Brasil e da Europa, ganhando por comissão”, explica. 

 

Antes, conseguiu R$ 500 mil emprestados por joalheiros de Rio e São Paulo, e adquiriu uma mina na cidade.

 

Um ano depois, já tinha conquistado um patrimônio de US$ 6 milhões, com o qual decidiu mecanizar a produção. Decidiu montar então o que seria o ‘embrião’ do Grupo EBX: a Autram Aurem, empresa de compra e venda de ouro.

 

Mas não é só de intuição e trabalho árduo que a biografia laboral do empresário é feita. 

 

Ser filho de Eliezer Batista, ex-ministro de Minas e Energia do governo do presidente João Goulart (1961-1964), ex- presidente da Vale por dez anos, durante a ditadura militar, ex-secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992) e ex-membro do Conselho Coordenador das Ações Federais no Rio de Janeiro, órgão ligado à Presidência da República, durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso (1998-2002) ajudou em muito o empreiteiro a chegar onde chegou.

 

Antes de tomar conhecimento do pedaço de terra batizado de Alta Floresta, Eike Batista cursou a faculdade de metalurgia em Aachen, na Alemanha, e depois em Bruxelas, na Bélgica. Em paralelo à faculdade de metalurgia em Aachen, começou sua vida profissional, vendendo apólices de seguro de porta em porta. Nesse período, aperfeiçoou o inglês e aprendeu francês, além de praticar o alemão, que já falava em casa.

 

Ao retornar ao Brasil, na década de 80, comprou novas minas, e firmou parceria com a gigante de mineração Rio Tinto, o que lhe rendeu mais e mais dinheiro. No final dos anos 1980, uniu-se à canandense Treasure Valley e criou a TVX Gold. 

 

Tornou-se o principal acionista e presidente da mineradora listada nas Bolsas de Nova York e de Toronto. Entre 1991 e 1996, o valor de mercado da companhia mais que triplicou. Após desavenças com os sócios, vendeu sua parte na companhia e obteve seu primeiro bilhão.

 

No início dos anos 1990, foi campeão brasileiro, americano e mundial na categoria Super Powerboat Offshore. Ainda pouco conhecido no Brasil, Eike casou-se com a ex-modelo Luma de Oliveira, em 1991, e com ela teve dois filhos, Thor e Olin. 

fonte: Agro Olhar

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here