Início Cidades Comissão aprova projeto do senador José Medeiros criando Prêmio de Jornalismo

Comissão aprova projeto do senador José Medeiros criando Prêmio de Jornalismo

0
Compartilhar

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou,  nesta semana, projeto de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT), que cria o ‘Prêmio de Jornalismo Roberto Civita’ e o ‘Prêmio Personalidade Jornalística do Ano Ruy Mesquita’.  A proposição é do senador de Mato Grosso, José Medeiros (PPS-MT).

De acordo com a assessoria, a finalidade da proposta é estimular as ações voltadas ao aprimoramento e à consolidação da liberdade de imprensa em nosso país. “A nosso ver, comemorar a liberdade de imprensa significa reconhecer, proteger e incentivar a produção intelectual dos jornalistas brasileiros”, destacou o senador.

O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), sugeriu à proposta de José Medeiros que o Prêmio Roberto Civita seja concedido para profissionais de qualquer área, jornalistas ou não, que se destaquem na defesa da liberdade de imprensa, de expressão e das instituições democráticas.

O projeto original previa que o Prêmio Roberto Civita seria concedido sempre a um jornalista, mas a mudança foi aprovada para que a nova premiação não se confunda com o Prêmio de Jornalismo Roberto Marinho, já criado pelo Senado. Já o Prêmio Personalidade Jornalística do Ano Ruy Mesquita deverá ser concedido todos os anos a um dirigente de veículo de comunicação.

Ainda segundo o projeto, a premiação deverá ser realizada anualmente na semana em que cair o dia 7 de junho. Os candidatos serão examinadas por uma comissão composta por 11 senadores, levando-se em conta a proporcionalidade partidária. A comissão também será formada por 5 representantes da sociedade civil.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here