Início Cidades Brasil Falha em Furnas deixa 48% do DF sem luz na tarde de...

Falha em Furnas deixa 48% do DF sem luz na tarde de sexta, diz CEB

0
Compartilhar

O Distrito Federal registrou pelo menos três grandes quedas de energia elétrica na tarde desta sexta-feira (18). Até as 16h, 48% das unidades consumidoras estavam sem energia, segundo a CEB. O número corresponde a cerca de 480 mil imóveis. Uma queimada próxima a uma subestação pode ter causado o problema.

Segundo a CEB, a carga foi reduzida a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após uma falha no sistema de Furnas. Por volta das 16h30, a companhia disse que o sistema já estava em fase de religamento, mas não informou prazo para normalizar o fornecimento.

Prédios públicos como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), na Esplanada dos Ministérios, registraram blecautes. Entre as regiões atingidas pela instabilidade elétrica estão Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul e Sudoeste.

Entre 15h40 e 16h40, todas as estações do Metrô ficaram fechadas e sem luz. O órgão disse que os trens voltaram às estações e foram evacuados por causa da instabilidade, para “garantir a segurança dos usuários”. O serviço foi restabelecido, mas dois trens apresentaram falhas.

Falha em Furnas
Segundo o ONS, a falha foi causada por um “desligamento automático” que afetou as linhas de transmissão Brasília Sul e Samambaia, por volta das 15h30. Para preservar o sistema, o operador pediu à CEB que reduzisse a carga retirada dessas redes.

O religamento foi autorizado 10 minutos depois, às 15h40, mas o ONS não soube informar quanto tempo seria necessário para a estabilidade do sistema. O órgão suspeita que incêndios florestais tenham causado a queda no sistema, mas a confirmação do motivo só deve sair na próxima semana.

O ONS informou, ainda, que as linhas de transmissão atingidas também atendem a áreas isoladas em Goiás, mas que o número de pessoas afetadas no estado não deve ser significativo.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here