Início Cidades Mato Grosso Governo de MT intensifica parcerias com Ministério da Defesa

Governo de MT intensifica parcerias com Ministério da Defesa

0
Compartilhar
O Governo de Mato Grosso está intensificando as parcerias com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas. Em reunião na Casa Civil com o gerente do Projeto Rondon, coronel Alexander Fortes do Nascimento, o secretário Paulo Taques convidou o órgão e a instituição para participar da Caravana da Transformação, projeto do Governo de Mato Grosso que leva serviços públicos ao interior. A próxima edição será realizada em setembro na região de Peixoto de Azevedo. O comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Luiz Fernando Estorilho Baganha, também participou da reunião.
Segundo o secretário Paulo Taques, a expertise dos militares em ações sociais poderá agregar muito à caravana. Exemplo disso é o Projeto Rondon, organizado pelo Ministério da Defesa. As edições do projeto, chamadas de “operações”, levam universitários e professores a regiões do país com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Em campo, os rondonistas realizam oficinas sobre temas como saúde, economia e sustentabilidade. O objetivo é levar informação e serviços à população. Já por parte dos estudantes, o resultado é a formação de profissionais com olhar cidadão.
Parceria consolidada
O Governo de Mato Grosso já se consolidou como parceiro do Projeto Rondon. No Estado, foram realizadas as operações Bororos, em julho de 2015, e Paiaguás, em janeiro de 2016, ambas articuladas pela Casa Civil e pelo Gabinete de Governo junto ao Ministério da Defesa.
A próxima edição – Operação Cachimbo – será realizada em julho de 2017 e reunirá 190 rondonistas. Serão atendidos sete municípios do Norte de Mato Grosso e um do Sul do Pará: Carlinda (MT), Nova Guarita (MT), Nova Canãa do Norte (MT), Novo Mundo (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Paranaíta (MT), Terra Nova do Norte (MT) e Castelo dos Sonhos (PA).
A unidade militar que sediará a base da operação será o Campo de Provas da Aeronáutica Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, localizado na região militar da Serra do Cachimbo, no município de Novo Progresso (PA), às margens da BR-163.
Na reunião com os representantes do Ministério da Defesa, o secretário Paulo Taques garantiu mais uma vez o apoio do governo à iniciativa. “O Projeto Rondon é absolutamente importante. Quero que saiam daqui com a certeza de que o Governo do Estado vai participar da próxima edição”, afirmou.
História do projeto 
O Projeto Rondon nasceu em julho de 1967, teve as atividades encerradas em 1989, mas foi reativado em 2005. Trata-se de uma ação governamental do Ministério da Defesa por meio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que dividem a coordenação e apoio à execução.
O nome é uma homenagem ao mato-grossense Cândido Marino da Silva Rondon, o “Marechal Rondon”, considerado Patrono das Comunicações no Brasil e com feitos reconhecidos mundialmente.
MTnoticias com assessoria
Compartilhar