Handebol de Sorriso participa pelo 13.º ano consecutivo da etapa nacional dos...

Handebol de Sorriso participa pelo 13.º ano consecutivo da etapa nacional dos Jogos Escolares

0

Neste domingo (15), a equipe masculina de handebol de Sorriso, representada pela Escola Estadual 13 de Maio, viaja para Londrina (PR), para disputar a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude – Categoria “A” (15 a 17 anos).  A competição será de 12 a 21 de novembro e o técnico da equipe é o professor Cristiano Fripp.

 

“Nesses 13 anos de participação de Sorriso nas Olimpíadas Escolares da Juventude, foram 12 finais e 8 ouros, uma sequência que nenhuma outra equipe do país conseguiu até hoje. Além disso, veio também a conquista com sete medalhas em campeonatos brasileiros de clubes, sendo três de ouro e também a participação em campeonatos internacionais sendo Campeão Panamericano e vice-campeão dos Jogos Desportivos da CPLP em Portugal”, destaca Fripp.

 

O handebol de Sorriso tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e conta com patrocínio da Cooperativa Sicredi. Para carimbar o passaporte para a disputa, os meninos passaram pela fase estadual de forma invicta, vencendo os seis jogos do campeonato. Na semifinal, derrotou Campo Verde por 38 a 15, e na final venceu Nobres com o placar de 33 a 14. “Desde que os Jogos são disputados, Sorriso venceu todas as edições, sem perder sequer uma partida. É a única equipe em modalidade coletiva que nunca foi derrotada dentro do estado”, comemora o professor e técnico Cristiano Fripp.

Na categoria de 15 a 17 anos, a atual formação conta com Mateus Gerhardt (central), Tailon Wille (ponta direita), Yuri Fassima (pivô), Paulo de Roma (armador direito), Gabriel Talaska (ponta esquerda), Matheus Schaia (pivô), Luiz Gustavo Santana (goleiro), Paulo Vinícius Candido (armador esquerdo), Pedro Augusto Mota (armador direito), Matheus da Silva (goleiro), Higor Pacheco Santos (armador direito) e Fernando Brum (ponta direita).

A estreia de um time de handebol de Sorriso na fase nacional foi em 2003, na época o evento era denominado Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s) e disputado apenas na categoria 12 a 14 anos. Começava ali uma história de participações e conquistas em eventos nacionais de grande porte. “Uma sequência que nenhuma outra equipe do país alcançou até hoje”, comenta orgulhoso o técnico.

A equipe voltou às finais mais 11 vezes, conquistando medalhas de prata, em 2007 e 2008. Nos anos seguintes só deu ouro, sendo que em 2010 e 2012 as medalharas douradas foram duplicadas, venceram nas duas categorias (12 a 14 e 15 a 17 anos). Já o ano de 2012 foi especial, pela primeira vez a competição foi disputada em Cuiabá. Na categoria A, Sorriso conquistava então seu tetracampeonato consecutivo, um marco na competição.

Compartilhar

Deixe um Comentário