Início Cidades Brasil Lucas: Anúncio da Megaferrovia que terá município na rota deve ser definido...

Lucas: Anúncio da Megaferrovia que terá município na rota deve ser definido essa semana

5
Compartilhar

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang desembarca hoje junto com empresários chineses em Brasília. Em sua visita ao Brasil, deve anunciar o traçado da ferrovia Transcontinental, que ligará as costas leste e oeste da América do Sul, passando pelo Brasil, com saída para o oceano Atlântico. O anúncio deverá ser feito amanhã, terça-feira (19).

A China está empenhada em colocar em prática o acordo de cooperação com o Brasil que abre espaço para a participação de empresas do país asiático em licitações para a Ferrovia Transoceânica, que irá ligar a Região Centro-Oeste até o Oceano Pacífico, em sua rota, ligará Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO), região considerado o “cinturão brasileiro do agronegócio”, por onde passa a maior parte da produção nacional de grãos.
transoceanicaA ferrovia permitirá que o Brasil exporte pelo Pacífico soja e minério de ferro, dois dos seus principais produtos no comércio com a China, barateando o custo.
A ferrovia terá um tempo de construção estimado em seis anos. Pelo desenho original, a Transoceânica começa no Rio de Janeiro, passando pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, e aí então, seguiria para o Peru.
Essa ferrovia tem o nome de Transoceânica, justamente por ligar os dois oceanos, e é um projeto orçado em 30 bilhões de reais. Isso se ela cortar a Amazônia. Mas, como já se sabe que haverá resistência de ambientalistas, há estudos alternativos de modo que ela corte também a Bolívia. E aí seria um terceiro país beneficiado pelas importações chinesas de produtos sul-americanos.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

5 COMENTÁRIOS

  1. o potencial de nosso país é gigantesco, pena que nossos representantes nem sabem fechar as cláusulas corretas de um contrato. sem bom bons termos contratuais tudo vira prejuízo e piada.

  2. EU MOREI EM RONDONOPOLIS 25 ANOS E A FERROVIA VEIO ATE ALTO TAQUARI. PRA FAZER O TRECHO DE ALTO TAQUARI ATE RONDONOPOLIS DEMOROU 22 ANOS PORQUE A EMPRESA A.L.L. TEM CONSESSAO PORMAIS 70 ANOS AQUI NO BRASIL. AGORA IMAGINA ATE LUCAS .OS FILHOS DOS MEUS NETOS NAO VAO VER ESTA FERROVIA.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here