Início Cidades Mato Grosso MT: Cavalos apreendidos pela Justiça reforçam o Policiamento Montado

MT: Cavalos apreendidos pela Justiça reforçam o Policiamento Montado

0
Compartilhar

O Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar (RPMon) ganhou reforço com mais cinco cavalos. Os animais foram doados à Segurança Pública do Estado pelo Poder Judiciário, juntamente com um trator e um quadriciclo, que também vão auxiliar na manutenção do Regimento.

Tanto os animais quanto os equipamentos estavam na fazenda Asa Branca, próxima a Cáceres (a 224 km de Cuiabá), e foram adquiridos com dinheiro oriundo do tráfico internacional de drogas na região Oeste de Mato Grosso.

Os cavalos, que estão sendo treinados há quase seis meses, reforçam o quadro de 27 animais que atuam no Regimento de Policiamento Montado em ações de policiamento ostensivo e de choque no apoio às forças de Segurança Pública no Estado.

Foram doados um potro e quatro cavalos adultos das raças quarto de milha e manga-larga, que estão entre as raças mais caras do mercado. “O Regimento estava há três anos sem novos animais. A chegada desses cavalos vai fortalecer o nosso trabalho”, afirmou o comandante do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, major PM Hender Ulisses da Silva.

O comandante destacou ainda que os cavalos doados preenchem os requisitos para atuarem no policiamento montado, pois têm altura, força e são dóceis. Eles passam por treinamento para se adaptarem à rotina do policiamento montado.

A fase de adaptação envolve desde a alimentação até o adestramento. Em relação à saúde, os animais recebem cuidado especial. Segundo a veterinária Manuela de Arruda e Silva, os cavalos receberam vermífugos e vacinas. “Após a prisão do dono da fazenda, os animais ficaram abandonados na propriedade. Em razão disso, eles chegaram ao Regimento com carrapatos, feridas e fungos. Já foram tratados e hoje estão bem”, explicou a veterinária.

Transporte – O Regimento Montado da Polícia Militar recebeu também um novo caminhão para transporte de equinos, adquirido pelo Estado. O veículo permitirá o deslocamento mais rápido da tropa. O caminhão tem capacidade para transportar 12 cavalos e 12 cavaleiros, além do motorista e dois auxiliares.

O espaço onde os animais são transportados é equipado com duas câmeras, que permitem o monitoramento dos animais durante os deslocamentos. Além disso, o espaço é climatizado, o que garante a saúde dos cavalos.

O regimento já conta com um caminhão de transporte com capacidade de oito cavalos. “Com o novo veículo conseguimos chegar a qualquer lugar do estado com 20 conjuntos, que é o cavalo e o cavaleiro, para atuação”, destacou o major PM Hender Ulisses da Silva.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here