Seis novas unidades prisionais serão construídas em MT; Sorriso fica de fora

Seis novas unidades prisionais serão construídas em MT; Sorriso fica de fora

10

O Governo do Estado planeja começar a construção de seis novas unidades prisionais em Mato Grosso ainda no primeiro semestre de 2016. Em reunião no Palácio Paiaguás na tarde desta quarta-feira (10.02), o governador Pedro Taques, acompanhado dos secretários estaduais de Justiça e Direitos Humanos, Marcio Dorilêo, de Planejamento, Marco Marrafon, de Gestão, Julio Modesto, e do procurador-geral do Estado, Patryck Ayala, definiu que os municípios de Vila Rica, Guiratinga, Porto Alegre do Norte, Sapezal e Várzea Grande serão contemplados com a construção de novas unidades prisionais.

“Em Várzea Grande será erguida a maior unidade de Mato Grosso, com 1.008 vagas”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos. Em Peixoto de Azevedo, acrescentou Marcio Dorilêo, o governador determinou que as obras de construção do novo presídio sejam retomadas.

Mato Grosso tem atualmente uma população carcerária de 10.700 presos, mas possuí 6.400 vagas no sistema prisional. “Há um déficit no nosso Estado de quatro mil vagas no regime fechado, e para reduzir esse cenário, além de novas unidades prisionais, continuaremos utilizando as tornozeleiras eletrônicas, e aderindo às audiências de custódia. Essas políticas tem ajudado a diminuir a quantidade de presos provisórios que em Mato Grosso ultrapassa 60%”, comentou Dorilêo. Além da construção de novas unidades, na reunião ficou definido que o Governo do Estado irá reformar o Complexo Pomeri – Centro Socioeducativo de Cuiabá.

Uma equipe da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) irá realizar estudos para aquisição de uniformes para os recuperandos. Para isso está sendo estudada uma parceria com a Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). A Sejudh estuda ainda a possibilidade de instalar nas cadeias e penitenciárias do Estado bloqueadores de sinal de telefone celular. “O Estado de São Paulo possui esses bloqueadores e estamos vendo a possibilidade de seguir o mesmo exemplo dele. O custo médio é de R$ 20 mil mês. Mas ainda não há definição quanto a esse assunto”, finaliza o titular da Sejudh.

Compartilhar

10 COMENTÁRIOS

  1. O povo burro esse de sorriso,se tivesse um presidio de primeiro mundo ,não tinha essa bandidagem que tem na cidade,em 21 dias 31 assaltos em comercio,sem falar em residencias e pessoas,do natal ao primeiro do ano 6 assassinatos e 7 tentativas,bateu Cuiabá e Várgea Grande juntas, a cidade esta infestada de bandidos e traficante ,que sabem se ir pressos não tem lugar pra eles ficar ,ai tem que soltar,e vai crescer muito mais os do Rio de Janeiro ainda não chegaram.

  2. Ótimo, pode deixar para outros municípios, só quem morou em cidade onde existe grandes presídios é que sabe a grande porcaria que isso se torna, começam a super lotar de presos de outras regiões, por consequência vem os familiares morar aqui também, muito obrigado, agradecemos.

  3. Cidade que não tem bandido não precisa de presidio! Para que construir presidio em Sorriso se a Capital do Agronegócio não tem bandido? Será que o cidadão de bem da cidade pensa assim, ou será que tem alguns querendo tapar o sol com a peneira? Vamos refletir e ter consciência pessoal, ter presidio não aumenta a quantidade criminosos pelo contrário.

  4. Ao invés do nosso governo brasileiro estabelecer regras ou punições mais severas (pena de morte), ficam melhorando/construindo novas penitenciárias, enquanto isso nossa saúde e educação está indo super bem né?
    Digo mais, um preso custa para o governo mais do que um salário de um professor se ensino fundamental… isso é simplesmente revoltante.

  5. Boa, o tema é complexo e devemos analisar oq é positivo e oq é negativo para o município onde se instala os presídios, sabemos que o sistema penitenciário brasileiro é uma mera acolhida e amparo ao presidiário, é sabido que mesmo de dentro do presidio ele gerencia sua organização criminosa e isto faz com que sua quadrilha migre para onde se instala o bandido, é todo um amparo desde família etc, enfim nossa cidade não merece tal herança maldita.

  6. UFAAA… AINDA BEM QUE FICAMOS DE FORA… QUE CONTINUE ASSIM POR MUITO TEMPO… PRA SORRISO QUANTO MAIS ESCOLAS MELHOR… ESCOLA FORMA CIDADÕES … NÃO PRECIDO DIZER MAIS NADA NÉ… KKKKKK

Deixe um Comentário