Início Cidades Sorriso: Após ampliação e reforma total, UPA é entregue à população

Sorriso: Após ampliação e reforma total, UPA é entregue à população

8
Compartilhar

A partir de hoje (16), a população de Sorriso conta com uma nova estrutura na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava (UPA). O prédio foi totalmente reestruturado e ganhou mais 83m² de área construída. O espaço da recepção foi ampliado para melhor atender a população e uma nova sala administrativa foi edificada.

O investimento, superior a R$ 260 mil, inclui ainda a reforma total do prédio, além da parte elétrica e o sistema de esgoto predial que foi todo refeito. Parte da reforma foi feita com a verba que antes seria destinada à organização e realização do carnaval de rua.

“Quando decidimos cancelar o carnaval e investir o dinheiro na saúde, logo pensamos na UPA, pois o local não oferecia condições dignas à população, nem aos servidores que aqui trabalhavam. A recepção não acomodava todos que aqui buscavam atendimento. Hoje estou feliz em entregar este local que está 100% em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde”, ressaltou o prefeito Dilceu Rossato.

A Unidade de Pronto Atendimento realizada aproximadamente nove mil atendimentos por mês. Atualmente, 21 médicos atendem na unidade, 10 enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem, uma assistente social, cinco técnicos em raio X, além de uma equipe administrativa composta por quatro recepcionistas, nove servidores de limpeza e higienização, cinco motoristas, administrativo geral, coordenador de enfermagem e um diretor técnico-médico.

“Hoje temos orgulho em dizer que temos um percentual de resolutividade da UPA de 94%. Somente no mês de agosto, encaminhamos 395 pacientes ao Hospital Regional, realizamos 1.211 exames de raio X e 59 eletrocardiograma de urgência. Gostaria de agradecer todo o investimento dado à saúde. Hoje temos uma Unidade porte I, mas com toda essa estrutura e pela equipe de profissionais que temos, poderíamos ser porte II”, afirmou a secretária de Saúde e Saneamento, Ivana Mara Mattos Mello.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

8 COMENTÁRIOS

  1. A PESSOAS TEM QUE ENTENDER QUE ,DEVEM PROCURAR O UPA :
    QUANDO SOFRER ALGUM TIPO DE ACIDENTE
    COLICAS RENAIS
    INTENSA FALTA DE AR
    DORES FORTES NO PEITO
    HEMORRAGIA GRAVE
    VOMITO CONSTANTES
    FEBRE ACIMA DE 39° C
    CONVULSÃO
    QUANDO FOR PICADO POR ALGUM ANIMAL PEÇONHENTO OU ,MORDIDO POR QUALQUER OUTRO ANIMAL.
    E OUTRA SITUAÇAO CONSIDERADAS URGENCIAS E EMERGENCIA…
    OUTRAS SITUAÇOES COMO ATESTADO PARA JUSTIFICAR FALTA NO TRABALHO,PEDIATRIA,GINICOLOGISTA,OBSTRETA ,ORTOPEDIA,RECEITA MÉDICA,EXAMES COMPLEMENTARES,SINTOMAS DE RESFRIADO,GRIPES ,DOR DE CABEÇA,DIARREIA OU DESIDRATAÇAO,TRATAMENTO DE DOENÇA DE PELE ,PROBLEMA DE SAUDE MENTAL,TROCAS DE CURATIVOS,SOLICITAÇAO DE PREVENTIVO,ESSES E OUTROS ITENS AS PESSOAS DEVEM PROCURAR A UNIDADE BASICA DE SAUDE DO SEU BAIRRO (POSTINHO)
    O UPA É UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO ,POR ISSO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE VEM AO UPA SÓ RECEBEM SORO,POIS SO SE PEDE EXAMES SE O CASO FOR CONSSIDERADO GRAVE ,ESSE É FEITO NA HORA ,OUTROS CASOS SERÃO ATENDIDO POREM NÃO É PEDIDO EXAMES E SIM USADO MEDICAÇOES PARA ALIVIAR OS SINTOMAS….QUEM QUER SABER A CAUSA DA DOR OU PROBLEMA DEVE PROCURA O POSTINHO DE SAUDE …

  2. Belas atitudes como esta? Isso não é bondade para com a população. isso mostra o tipo de visão mesquinha e ignorante. Isso é O B R I G A Ç Ã O , e a reclamação é porque esta obrigação tem sido muito mal feita, Junte-se aos milhões que já foram repassados ao CTG para a EXPORRISO e você terá um atendimento muito melhor na saúde. Mais o mau feito não é culpa isolada do prefeito, a maior parcela é do secretariado que não tem atitude de bom administrador. Cade uma equipe na secretaria de obras para realizar serviços noturnos e aos finais de semana, quando não vão prejudicar tanto o transito? mais pra que pode-se interditar uma avenida como a Blumenau em plena segunda-feira para pintar a faixa de pedestre. Isso é falta de visão. Não venham com BLA BLA BLA de puxa saco ou de quem esta ganhando dinheiro com essa administração. Seja quem for o prefeito, se não fizer correto pela população vai escutar e muito. Chega de baixar a cabeça para desmandos com o nosso dinheiro.

  3. Parabéns Prefeito.
    Como se avizinha as eleições é ótimo mostrar serviços.
    A boa notícia é que com essa aproximação do pleito eleitoral, impulsiona “de oficio” o município a trabalhar.

  4. Cadê mesmo todos esses 21 médicos????
    Me diga seu prefeito a onde eles se escondem mesmo???
    E esses10 enfermeiros e Esses 30 técnicos de enfermagem??? Kkkkk….
    Acho que é na casa deles né!
    Pq nunca vi esse povo todo lá, isso até parece piada… Quanto ao prédio não tenho o que reclamar só falta realmente os profissionais!

  5. ficou bonito na foto para divulgar, mas o atendimento é o mesmo, fiquei 4hs esperando, mas está tudo ótimo educação, segurança e saúde….

  6. ficou bonito na foto para divulgar, mas o atendimento é o mesmo, fiquei 4hs esperando, mas está tudo ótimo educação, segurança e saúde….

  7. E não esqueçamos que parte do dinheiro da reforma foi feito com o dinheiro que seria usado no carnaval….pela iniciativa esta de parabéns o Prefeito Dilceu Rossato. O lugar ficou muito bom…e não tem jeito façam o que fazer uns lamparinas da vida vão tentar manchar belas atitudes como esta…Parabéns!

  8. A verdade!
    Melhorou realmente, o espaço da recepção esta bem maior diria que tem 4 vezes o tamanho que era antes, mais a enfermaria não aumentou, ou seja a capacidade para atendimento interno é a mesma , ou seja só criaram espaço para as pessoas ficarem esperando , porque se tiver que tomar soro, vão ter que esperar. Digo soro , pois é a unica coisa que se faz ali , soro para isso, soro para aquilo etc… O ar condicionado da enfermaria estava quebrado, é o mesmo aparelho da época da inauguração. falta cerca de 20 cadeiras como aquelas já estão lá.Uma sala enorme e a mesma quantidade de cadeiras que tinha antigamente.
    Ponto positivo. os ladrilhos que puseram nas paredes e que deveria ser assim em todos os postos de saúde , mais fácil a higiene, mais bonito e 50 vezes mais barato, evitando o gasto com pinturas anualmente, digo a cada 4 anos, pois eles só pintam uma vez por mandato. Na gestão do Chicão reclamei disso os 4 anos de mandato dele e não fizeram merda nenhuma, nisso eles falharam. O que não pode é o doente chegar no postinho e encontrar uma placa dizendo que não tera atendimento medico dias 14,15,16,17 e 18 de Setembro. Logico que ai vai aumentar a procura pelo UPA.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here