Início Editorias Política Sorriso: Ciopaer e Base de Combate à Incêndio Florestal entram em atividade...

Sorriso: Ciopaer e Base de Combate à Incêndio Florestal entram em atividade na próxima semana

1
Compartilhar

A partir da próxima quarta-feira (21), 28 municípios da região Norte de Mato Grosso irão contar com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. Isso porque na data será inaugurado o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Base de Combate à Incêndio Florestal, anexo ao Aeroporto Adolino Bedin. A Base é a primeira da Amazônia Legal.

De acordo com o comandante local do Ciopaer, tenente coronel Flávio Ramalho dos Santos, cerca de 20 profissionais irão integrar as forças aéreas de Sorriso. Em todo o Estado, 90 profissionais atuam no Ciopaer, que conta com uma base em Cuiabá e abrirá a segunda em Sorriso.

 “O Ciopaer é preparado para auxiliar as outras forças de segurança, como a Polícia Militar, os bombeiros e a Polícia Civil. Trabalharemos no combate a incêndios, a crimes ambientais, roubos, socorros de urgência, entre outras ocorrências que exijam ação forte, enérgica e rápida”, explica o tenente coronel Ramalho.

A base foi construída por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e um avião de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A estrutura física conta com alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guarda dos equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.

Ciclo de palestras

Na segunda-feira (19), os comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal estarão reunidos para debater estratégias de prevenção à  incêndios. O encontro contará com a participação de comandantes do Corpo de Bombeiros dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins e Maranhão, além do estado anfitrião, Mato Grosso.

E terça-feira (20), cerca de 100 profissionais do Corpo de Bombeiro Militar de todo o Estado estarão em Sorriso para de um Ciclo de Palestras de Incêndio Florestal. O ciclo será no Centro de Eventos Ari José Riedi, com início às 8h. Entre as temáticas, estão palestras que tratam da gestão de combate à incêndios florestais no Estado;  aviação de combate à incêndios; impacto do fogo no Bioma Amazônico; atuação do Ciopaer, dentre outros temas.

Encerrando a programação do dia 20, às 19h, também no Centro de Eventos Ari José Riedi, a banda do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso irá realizar uma apresentação aberta ao público.

MTnoticias.net com assessoria

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

1 COMENTÁRIO

  1. parabens
    otimo
    essa aeronave tambem vai dar auxilio e ajudar nos acidentes das BRs tambem??
    seria melhor ainda se ajudasse nisso tambem…
    rota do oeste podia ter um né…

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here