Início Cidades Sorriso: Comissão do Senado aprova projeto que cria ZPE

Sorriso: Comissão do Senado aprova projeto que cria ZPE

6
Compartilhar

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, ontem(27), o PLS 21/2015 de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT), que dispõe sobre a criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município mato-grossense de Sorriso, maior produtor de soja do mundo. “A criação de uma ZPE na cidade representará um estímulo importante para o desenvolvimento econômico da região. Será um grande avanço para o Mato Grosso”, afirmou o senador.

Para José Medeiros, a cidade atende ao principal requisito exigido para a criação de uma ZPE, que é localização privilegiada para exportação. Medeiros explica que o município se encontra em posição central no estado do Mato Grosso e já faz o escoamento da produção com destino ao exterior, o que poderá ser facilitado com o asfaltamento da BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém).

 De acordo com o mato-grossense, Sorriso foi o município que apresentou a maior produção de soja em todo o território nacional em 2008, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, a aprovação do PLS 21/2015 dinamizará não só a economia do município, mas também do seu entorno, estimulando a agregação de valor a uma produção já consolidada.

O relator, senador Wellington Fagundes (PR-MT), apresentou parecer favorável à proposição e afirmou que a ZPE de Sorriso contribuirá para a geração de renda e empregos. “A instalação da ZPE vai plenamente ao encontro dos interesses econômicos nacionais. A agregação de valor às exportações contribuirá tanto para a geração de renda e empregos, estimulando o desenvolvimento regional, quanto para o aumento do superávit comercial brasileiro”, destacou.

José Medeiros lembrou que na apresentação do projeto, no início do ano, conversou com o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, sobre a importância da criação da ZPE de Sorriso, e ouviu do prefeito se tratar de uma reivindicação antiga do município e que, entre outras coisas, a ZPE “vai alavancar o desenvolvimento da região”.

Aprovado na CDR, o texto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

6 COMENTÁRIOS

  1. p/ É Pákabá:

    oposição com dor no cotovelo… beleza, se foi aprovado em 2011 e tudo mais, por que seu prefeitinho não fez acontecer? aaaa, não tinha competência….
    não estou defendendo a situação, pq tbm estou duvidando se vão ter competência de entregar isso ai…
    mas a questão é o seguinte: pare de fazer esse jogo político de ficar criticando e falando asneira, o antigo prefeito foi totalmente incopetente, pois com certeza, mesmo com todas as aprovações necessárias não se mexeu pra fazer acontecer, vai saber lá se até não foi liberado dinheiro pra isso, se isso aconteceu deve ter sido bem aplicado pelo ex-prefeito, mas em benefício dele mesmo só se for….

    não adianta de nada conseguir aprovação de meio mundo e não aplicar o projeto, projetos assim tem validade, data de vencimento, com certeza foram necessárias várias alterações no projeto, e isso anula a aprovação mesmo ainda estando dentro da data de vencimento, estamos em 2015 cidadão, olhe ao seu redor, acorde e pare de viver no passado, as circunstâncias daquele ano para esse são muito diferentes!

  2. Essa ZPE em Sorriso já está criada desde 2011, quando a Senadora Serys Slhessarenko aprovou o projeto e tornou uma ZPE em Sorriso. Inclusive, na época o Ministério de Comércio Exterior esteve em Sorriso proferindo palestra no Oásis Clube, no dia do aniversário do município, sob a organização do Sr. Jorge Baldo.

    Que politicagem barata essa aí, fazendo de novo uma coisa que já existia. Daqui a pouco vão colocar outro projeto que cria de novo o slogan Capital Nacional do agronegócio… Vão achar o que fazer.

    Quem não acredita acessa esse endereço e veja: http://www.agronoticiasmt.com.br/noticias/comissao-do-senado-aprova-criacao-de-zpe-em-sorriso.html

    E tem mais: http://cd.jusbrasil.com.br/noticias/3122547/comissao-aprova-criacao-de-zpe-no-municipio-de-sorriso-mt

    Vão trabalhar pessoal!!!!

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here