Início Cidades Sorriso: Crescimento urbano acelerado deve por fim ao santuário das garças ...

Sorriso: Crescimento urbano acelerado deve por fim ao santuário das garças brancas

12
Compartilhar

O crescimento populacional acelerado da cidade de Sorriso-MT,  deve dar  fim num futuro bem próximo a um dos mais  belos espetáculos  da natureza e que ocorre na  Capital Nacional do Agronegócio, o antigo santuário(dormitório) das garças brancas.

Embora  já aparente  uma  diminuição  no número de  aves que pernoitam no local, quando comparado  aos anos anteriores(sempre em época de estiagem),  o espetáculo ainda persiste sempre aos finais das tardes , protagonizando algo inexplicável ao olhos de quem vê. Milhares de garças brancas  continuam voltando para os pernoites,  mesmo com as edificações do perímetro urbano já  chegando a cerca  de 100 metros do velho santuário(pernoite).

O ponto escolhido por  esta obra da natureza  e há anos, é uma chácara aos  fundos  do bairro Jardim Aurora, em Sorriso.

Chácaras  vizinhas  já estão sendo edificadas em dois  novos loteamentos:  o residencial  Topázio e o Porto Alegre,  sobrando apenas entre ambos   uma  pequena  faixa com pastagens, onde as garças  insistem em buscar refúgio no alto  das  árvores nos finais de tardes.

Segundo especialistas, tal fenômeno se dá  devido as aves  buscarem uma  visão  ampla de seus possíveis  predadores. Mas  como já citado, devido ao crescimento acelerado do perímetro urbano de Sorriso, esta obra da natureza certamente esta com os dias contados.

As pessoas que ainda querem vislumbrar este remanescente espetáculo, esta maravilha da  natureza,  podem se dirigir ao local sempre ao por  do sol, ou no amanhecer, horário   que aparecere os primeiros  raios  solares.

Aos  finais de tardes  sempre é possível visualizar grandes  grupos desta espécie de ave  sobrevoando a cidade de Sorriso,   momento em que se dirigem  ao ponto de pernoite, aos fundos do Jardim Aurora.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

12 COMENTÁRIOS

  1. A Área do fórum e do cartório e outros órgãos do governo que se instalou por lá antigamente éra um corrego. Dizem alguns moradores mais antigos de sorriso que se banhavam ali antigamente. Ai eu te pergunto percival se alguém quiz ou se preocupou em reviver aquele antigo riacho. sociedade capitalista é foda.

  2. Deve ser o mesmo “crescimento acelerado” que assoreou e matou o corrego que corta Sorriso…
    Quem quiser confirmar, é so dar uma voltinha na area verde central a pé. O nosso corrego logo logo esta dando lugar a esgoto… Alias, ja esta se tornando esgoto…
    Pelo menos a importancia da agua, ficou exposta nas placas proximas ao marco zero…

    • Eu tenho pena de tantas pessoas que comentam essas babozeiras, não tenho cupa de serem ignorantes. Não pensam nos outros seres vivos que dividem o espaço conosco só querem saber de dinheiro, de propriedades, enfim, quando essas pessoas morrerem, não vão levar nada.EU AMO E RESPEITO OS ANIMAIS, E PENSO QUE TODOS DEVERIAM PENSAR O MESMO.

  3. Muito triste mesmo perder essa beleza, ja fui muito no por do sol para ver o santuário, acredito eu que não deveria ser transformada em loteamento aquela chácara!

    • Simples vende o que voce tem , compra as chacaras e deixa pras garcas…. falar do que e dos outros e facil , fazer com que e seu e que e dificil. Falar como demagogo e politicamente correto e facil , quero ver agir fazer com seus bens e sua vida ai sim e dificil.

      • Vaaai a merda jovem, eu me referi que é uma pena destruir um local tão bonito quanto aquele… na verdade aquilo não pode ser derrubado sem a venda da área… logico que as propostas que irão cair sobre o mesmo serão gigantescas, e se liga seu babaca, se eu tivesse condição de fazer isso eu faria siim, compraria toda a área e não venderia a nenhum babaca que queria tomar conta construindo residencias para hipócritas como você. Até porque aqui em sorriso a Unica das belezas naturais é aquilo…

      • Éh… em comentários “apequenadores” como esse que se percebe o quanto os princípios do Capital ou da teoria do Capital humano disseminaram-se tão eficazmente na sua formação, aliás, na formação de milhões de pessoas, de crianças, contínuo e intergeracionalmente. O capitalismo é global, atinge todas pessoas imperativamente, e a propriedade privada é apenas um dos elementos desse modo de produção, mas é assim, fetichizando ou coisificando a vida, que já temos como resultado a alienação humana, os problemas sociais e ambientais. Não precisa nem se alongar mais, mas já se tem uma ideia do você é capaz de pensar sobre os povos indígenas, comunidades quilombolas, reservas ambientais, sobre os Sem Terras e a reforma agrária.
        Só uma dica, os primeiros povos a ganharem terras em medidas exorbitantes que foram perpetuadas historicamente até hoje, e são hoje os latifundiários do Brasil, ganharam terras a torta e a direita do governo brasileiro – como imigrantes de todo canto do planeta. A medida visava substituir o negro que já era livre…

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here