Início Editorias Educação Sorriso: Debate sobre novo Plano Municipal de Educação segue nesta sexta-feira

Sorriso: Debate sobre novo Plano Municipal de Educação segue nesta sexta-feira

1
Compartilhar

A Conferência que debate o novo Plano Municipal de Educação de Sorriso continua na noite de hoje (22). O evento teve início ontem (21), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, quando os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a palestra ministrada pelo coordenador regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Geraldo Luiz da Silva, com o tema “O professor no contexto contemporâneo”.

O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tem por objetivo debater e aprovar o texto do novo Plano, que terá estabelecidas metas estratégicas para os próximos 10 anos.

De acordo com a secretária de Educação, Silvana Faccio, a elaboração do Plano Municipal de Educação passou por várias etapas, com a participação dos professores e servidores da Secretaria e também com a mobilização da sociedade.

Segundo ela, várias reuniões de trabalho foram realizadas, divididas por eixos temáticos, com a discussão, busca de dados e fundamentação do texto base. Depois, foram promovidas cinco assembléias em bairros e distritos, para então ser realizada a Conferência. “Estamos muito felizes em poder construir esse plano, que não é meu, não é da administração, mas sim da comunidade. Depois de discutido e aprovado, precisamos constituir um fórum de acompanhamento para fiscalizar sua execução e fazer com que ele aconteça efetivamente. Agradecemos a participação de todos que ajudaram na sua elaboração e a administração municipal pela autonomia que nos deu na realização desse material”, disse.

O governo federal condicionou os municípios a aprovarem seus planos até o dia 20 de junho, sob pena dos financiamentos da educação ficarem comprometidos. “A intenção é que os municípios se planejem dentro do orçamento disponível e baseados nas previsões orçamentárias dos últimos anos, projetando ações futuras. Não existe como um município que cresce como Sorriso continuar sem planejamento. Com a aprovação desse documento, teremos metas traçadas para a educação nos próximos 10 anos”, afirmou.

O vice-prefeito Ederson Dal Molin participou da abertura e salientou a importância do planejamento. “Qualquer gestão pública acaba pecando muitas vezes pela falta de planejamento e gestão e vocês estão tendo a oportunidade de participar da elaboração desse plano e depois, através do fórum, cobrar que ele seja executado, independente de quem esteja à frente. A administração fica feliz pelo empenho e dedicação de todos que ajudaram a pensar a educação de Sorriso com uma visão futura, com foco na otimização da aplicação dos recursos”, pontuou Dal Molin.

Hoje, a partir das 18h30, o texto do novo plano será apreciado e discutido, para então ser aprovado.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

1 COMENTÁRIO

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here