Início Cidades Sorriso é destaque pela segunda noite seguida no Jornal Nacional; Agora pela...

Sorriso é destaque pela segunda noite seguida no Jornal Nacional; Agora pela estiagem

4
Compartilhar

Um dos nossos principais produtos de exportação está ameaçado pelas variações do clima. As perdas na produção de soja em Mato Grosso já chegam a um milhão de toneladas.

Nos campos de Mato Grosso, a chuva que cai agora faltou no início do ciclo da soja. As lavouras do norte do estado foram as mais atingidas. “A falta de chuva no período de enchimento de grão, que é o mais crítico da produção, é que ficou só o que você está vendo aí, um pé morto, um pé que não granou, uma qualidade de grão ruim”, diz o agricultor Luis Carlos Nardi.

Em Sorriso, capital nacional da soja, que responde por 2% da produção brasileira, o prejuízo já chega a R$ 30 milhões. A cidade é uma das três do estado que decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Em algumas propriedades, como a do seu Luis, metade da lavoura está comprometida. “O grão já está podre”, conta.

Problemas também na vizinhança. Uma área foi plantada no início de outubro. Com a falta de chuva, as plantas não se desenvolveram. Nas poucas vagens que se formaram, ou não tem grãos, ou eles são de péssima qualidade.

Sessenta por cento dos 700 hectares de soja foram perdidos. E o produtor rural Ildo Damiani já tinha feito a venda antecipada da metade da produção. “Estamos vendo qual a flexibilidade das empresas, para ver se a gente consegue fazer uns acordos, porque não vai ter grão não”, afirma.

A quebra nas lavouras tem reflexos também na cidade. “Mercados, lojas, revendas de carros, de máquinas agrícolas. Isso tudo vai ser afetado”, destaca o secretário de Agricultura de Sorriso, Afrânio César Migliari.

“A nossa região aqui, a base econômica é agricultura. Quando a agricultura vai bem, nós todos vamos bem. Se vai mal, vamos todos mal também”, aponta o subgerente da loja, Alberto Moura.

VEJA O VÍDEO AQUI…http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/02/perdas-na-producao-da-soja-em-mt-chegam-um-milhao-de-toneladas.html

VEJA TAMBÉM:

Sorriso: Juiz autoriza mudança de gênero e nome de criança; Caso é relatado no Jornal Nacional

4 COMENTÁRIOS

  1. E vai chegar o tempo de estiagem mais prolongada e piores resultados. Continuem desmatando, envenenando os rios, praticando a monocultura… para beneficiar os porcos chineses e não a mesa nossa de cada dia. A natureza é sábia, porque ela é DEUS.

  2. AMIGO “AGRICULTOR”, antes de postar um comentário sobre a matéria acima, procure saber a real situação de muitos agricultores de Sorriso. Dívida de agricultor não é dívida que cachaceiro tem em “boteco”. Talvez tuas dividas sejam desse porte. VC QUE É BOM DE NEGOCIAR , TEM AGICULTORES QUE ESTÃO PROCURANDO ACESSORES PARA AS TAIS NEGOCIASSÕES QUE VC FALA. VENDER CARROS , CAMINHONETES , ETC PARA PAGAR CONTAS ? DAÍ VÃO ANDAR DE BICICLETA ? TALVEZ ESSE SERIA O TEU PRAZER , POIS A MANEIRA DE TE ESPRESSAR, PARECE SER DE UM GRANDE INVEJOSO . Por último , um conselho : Procure uma escola de português para não fazer tantos erros no que vc escreve . ” QUEM NÃO ENTENDE EM ALGUM ASSUNTO NÃO SE META A DAR CONSELHOS OU CRITICAR”

  3. Engraçado… é a classe que mais ostenta na cidade! Normalmente a mulher, os filhos (a), até as amantes ficam ostentando na cidade, trocam de carro todo ano, viajão 3 ou 4 vezes por ano e até pro exterior.
    Tudo bem os compromissos são grão, mas cá entre nós façam um acerto com as Tradings e não fiquem chorando, pois a maioria destes que estão levantando esta bandeira tem dinheiro para plantar no minimo a próxima safra a vista. Então é muita demagogia na mídia.

    Sorriso sim enfrenta alguns problemas, mas são pontuais e em sua maioria são em agricultores capitalizados. Eu descordo totalmente em decretar situação de emergência, isso é uma vergonha, até em por que em muitos casos estão aproveitando do mercado… travaram contratos a um preço e hoje o mercado apresenta valores maiores.

    Então… alguns agricultores tem que ter é vergonha na cara, ou é bem simples, vende alguns carros, vende um terreno, vende a sala comercial, pare de viajar, não compre maquinas, enfim…pague as contras. Até por que quando pegam dinheiro é banco o juros é muiiiiiiiitttttoooo favorável do que para qualquer outra atividade.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here