Sorriso: Iniciativa privada cria documentário sobre a história do municipio

Sorriso: Iniciativa privada cria documentário sobre a história do municipio

8

A História de Sorriso já foi contada de várias formas, mas nenhuma tão inovadora como o projeto da La Isla Filmes produtora de vídeos 100% Sorrisense.

Dirigido pelo empresário Carlos Eduardo Franco, a websérie “A História de Sorriso” foi lançada a pouco menos de 2 meses nas redes sociais e já alcançou mais de 200.000 MIL pessoas em todo o mundo com apenas um vídeo sobre a cidade de Sorriso e o projeto.

Na última terça-feira (2 de fevereiro de 2016) entrou no ar o primeiro capítulo de dez episódios. Com o título “Sorriso. A História Do Seu Nome” onde pioneiros relatam momentos importantes vivenciados na década de 70 ao chegar na região.

Neste mesmo episódio um dos pioneiros fala sobre como foi criado o nome da cidade e também das dificuldades da época.

Neste ano Sorriso completa 30 anos, e este projeto é a minha semente para este tempo, diz Carlos Eduardo Franco, diretor do documentário.

Para assistir cada capítulo acesse https://www.facebook.com/ahistoriadesorriso/

Compartilhar

8 COMENTÁRIOS

  1. Uma vez um amigo me falou… Sorriso só é bonito visto de cima sobrevoando de avião. Questionei ele e perguntei por que. Ele respondeu… Vc não consegue andar nas calçadas de pedestre, salvo um trecho da Brescansin. Os terrenos tomado p/ mato, a maioria dos bairros não tem um traçado que liga c/ o centro, diferente de Sinop. Os asfaltos dos novos bairros c/ duas ou três chuvas já enchem de buracos. E disse mais, em pleno século 21 ainda existe postes de madeiras p/ rede elétrica (alguns caindo).
    O transito é um dos piores do Brasil, não tem parque de exposição, não tem rodoviária a altura da capital do agronegócio, não tem semáforos em muitos cruzamentos perigosos. Aí questionei ele, falei mas Sorriso é uma cidade nova, novamente a resposta. Vou lhe citar um ex. Em Cascavel no Paraná no ano de 1980 existia 80.000 habitantes na época, a mesma idade que Sorriso tem hoje. Mas ela já era toda asfaltada, todos podiam ter telefone (fixo na época), e todas as residências contavam c/ rede de água e esgoto, pedestre podiam andar nas calçadas em toda a cidade. O transporte circular era excelente, os coletivos ligava todos os bairros c/ o centro. Tinha autódromo internacional e etc. Bom, daí nem questionei mais. Agora, só espero que minha Sorriso um dia seja igual uma Cascavel, ou uma Maringá, porque pessoas de gabarito e trabalhadoras é que não falta nesse município.

  2. Sorriso é td de bao

    Unico lugar q o caboclo chega de onibus e em 2 anos anda de camioneta se quizer
    Lugar de gente trabalhadora
    Gente p frente
    Lugar de oportunidades

    Bata toca o pau e trabalhar

  3. Comparar Sorriso com Cascavel é uma grande piada,nem daqui a 100 anos , Sorriso vai virar uma Alta Floresta depois que acabou o garimpo ,era pra ser a maior cidade do MT,parou 33 no tempo esta do mesmo jeito,uma cidade sem garimpo,sem área para agricultura ,sem industria,se matas pra extrair madeiras ,sem nada só vive da pecuária. .Aqui as terras já etão esgotadas se não gastar um absurdo com adubação e calcário não se colhe nada,não tem mais áreas pra abrir,pelo contrario vamos ter que reflorestar , não temos uma agropecuária forte,não temos industrias ..E com a mentalidade dos nossos políticos,Sorriso não vai passar de uma Alta Floresta.Ah ,não esquecendo que quando os pioneiros chegaram aqui foi muito difícil,mais tiveram muito apoio dos governos de Estado e federal que queriam desbravar a região, e outra se vendia 10 he lá no Sul, se comprava 100,00 aqui, então que tinha um sitiozinho lá ,virou grandes fazendeiros aqui.

  4. A minha sorriso pode até não ser as mil maravilhas,mais tem empregos e se não fosse os ricos qual seria a situação econômica do município,as fazendas dos tal ricos é que movimentam essa cidade,se o campo não vai bem a cidade também não vai,é outra tem gente que reclama agora é chegou a cama tava pronta,quem comeu pó,ficou sem luz,sem telefone,gente que na época tiveram que pedir mais de 50 linhas de Telefone,pra poder virem as Linhas pra sorrriso,esses moradores que moram aqui todo esse tempo acha aqui sim aqui uma cidade maravilhosa,minha Sorriso é linda maravilhosa e que continue crescendo,e que os políticos trabalhem pra esse crescimento investimendo na saúde segurança e educação,é se principalmente fazerem um presídio pra menor com sobremesa especial onde o ingrediente especial sejá o chumbinho

  5. Legal interessante, mas sorriso não e mil maravilhas não, talvez seja para os ricos neh que não dependem exatamente da cidade e sim dos seus bens, fazendas empresas grandes.

    • pois bem Jo se se esse povo que hoje esta bem com suas fazendas e empresas, eles chegaram aqui quando não tinha nada e batalharam para ter oque eles tem hoje, não fique ai sonhando que as coisas caem do céu, sorriso tem coisas para melhorar sim, mas não adianta você ficar ai reclamando da vida, acorda pra vida minha filha. parabéns pela matéria.

    • Cheguei em Sorriso em 1982, na época não tínhamos energia, eu então com 12 anos, aprendi a amar essa cidade em crescimento, com muita poeira e faltando muita coisa, mas como a Ana falou aí, nós que estamos aqui desde sempre, sabemos o quanto é bom ter orgulho de ser parte da história. Você deve ter vindo de uma grande cidade, São Paulo talvez?? Sorriso tem seus defeitos, mas quem ama o lugar onde vive, sai a procura de soluções e não fica somente apontando os defeitos. Como moradora de Sorriso, o que vc fez para mudar alguma coisa aqui?

Deixe um Comentário