Início Cidades Sorriso: Movimento a favor da vida reúne mais de 100 voluntários e...

Sorriso: Movimento a favor da vida reúne mais de 100 voluntários e realiza arrastão de limpeza nos bairros

1
Compartilhar

O “Movimento a favor da vida”, realizado no último sábado (12), reuniu mais de 100 voluntários na ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Fleming, a ação contou com o auxílio de 45 alunos soldados da Polícia Militar, do Grupo de Escoteiros, Rotary Clube Ouro Verde, Câmara de Vereadores, Agentes Comunitários de Saúde e presidentes de bairros.

Os voluntários dividiram-se em equipes que passaram pelos bairros realizando campanha de orientação e arrastão com coleta de lixo em terrenos vagos. Para o presidente do Rotary Clube Ouro Verde, Edson Ravanelli, cuja equipe atuou no bairro São José, o mutirão e empenho de todos foi positivo. “Fomos muito bem recebidos nas casas, os moradores receberam bem tanto a orientação quanto colaboraram na chamada para a retirada de entulhos”, pontuou.

Edson destaca ainda que a partir de fevereiro de 2016 o Rotary Ouro Verde irá iniciar um trabalho específico de conscientização quanto ao descarte correto de lixo com os estudantes da escola do bairro Jardim Carolina. “Já identificamos que o adulto entende a preocupação e colabora, mas nossa intenção é trabalhar com a criança e tornar o cuidado com o ambiente que vivemos um hábito natural”, explicou.

Ainda em relação ao Movimento a favor da vida, Sílvia destaca que a mesma motivação demonstrada por Edson foi possível identificar nos demais participantes, pois todos estão preocupados e empenhados em diminuir o índice de larvas. Segundo ela, as ações do Movimento continuam nesta semana. Hoje (15), os serviços de coleta de entulho em terrenos vagos são realizados nos bairros Rota do Sol e São José; ontem (14), as equipes concluíram os trabalhos no bairro Santa Maria. Aproximadamente 60 pessoas atuam nas equipes dos arrastões.

Contudo, destaca Sílvia o que não pode acontecer é retirar o lixo de um local e apenas transferir para outro, transferindo o problema. “Localizamos um terreno no Jardim Aurora, nas proximidades do Senac em que as pessoas estão simplesmente depositando lixo. Estamos realizando a limpeza do local, mas a população precisa se conscientizar de que não é removendo o entulho de um local para outro que o problema será sanado”, explicou.

Para o prefeito Dilceu Rossato, que também participou da ação no sábado, há a necessidade de participação e conscientização de todos. “São pequenas ações, como retirar água parada de um pote, que podem salvar vidas e isso todos nós podemos fazer. É compromisso de cada um manter seu quintal limpo e organizado”, ressaltou.

O município está em estado de alerta, pois o número de larvas do Aedes Aegypti aumentou em 100% nas últimas três semanas. Segundo os dados do Departamento de Vigilância em Saúde, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), havia apontado um índice de 1,3%  e o quinto ciclo, fechado em 31 de outubro apontou índice de 0,86%. Números que aumentaram muito no mês de novembro: na primeira semana do sexto ciclo, o índice subiu para 1,6%, na segunda para 2,39% e na terceira para 3,21%, apresentando uma média de 2,91%. No ano, a média chega a 2,14%. O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Além das ações organizadas por entidades e órgãos públicos, o departamento de Vigilância em Saúde pontua que é essencial a participação da população no combate, evitando possíveis criadouros e mantendo o quintal limpo, lembrando que o maior número de larvas é encontrado em depósitos do tipo B, ou seja, vasos, pratinhos, baldes, tanques, brinquedos em uso, dentre outros e também em depósitos do D2, constituídos por resíduos sólidos que podem ser descartados.

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Este terreno do qual foi comentado no Jardim Aurora, por se tratar de um lugar escuro, já passei algumas vezes a noite e tem gente depositando lixo a montes…

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here