Início Agronegócio Sorriso: Município terá encontro de pscicultores

Sorriso: Município terá encontro de pscicultores

0
Compartilhar

No mês de maio, o Encontro de Piscicultores ocorrerá nos dias 7 e 8 em Sorriso, dias 14 e 15 em Cuiabá e nos dias 28 e 29 em Tangará da Serra. O evento visa agregar os piscicultores mato-grossenses, integrar os diversos elos da cadeia e a melhoria do produto, e é realizado pelo Sebrae Mato Grosso.

 

“Optamos por realizar encontros regionais e em Cuiabá, este ano, para agregar e facilitar a participação de produtores de peixes dos principais polos de piscicultura do Estado”, informa Valéria Pires, analista da Unidade de Agronegócios e gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae MT.

 

Em 2013, Mato Grosso conquistou o primeiro lugar do ranking nacional de produção de peixes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro do ano passado. De acordo com a pesquisa, o Estado produziu 75 mil toneladas em 2013, 20 mil toneladas a mais do que o Paraná, segundo colocado.

 

Em um ano, Mato Grosso subiu duas posições, já que em 2012 ocupava a terceira colocação com 48 mil toneladas, atrás de Santa Catarina e Paraná. Cerca de 940 piscicultores e 4 mil pessoas atuam no ramo, de acordo com a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat).

 

As inscrições para o encontro nos três municípios estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800. O custo é de R$ 80 por pessoa.

 

São parceiros do evento a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Delicious Fish, Prefeitura Municipal de Sorriso e Aquamat.

 

Sorriso
Em Sorriso, são aguardadas cerca de 120 participantes da região Médio-norte. O município que está em primeiro lugar na produção de peixes no país (despescou 21 ton em 2013 ou 5,6% da produção nacional). Caravanas de Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda e Nova Canaã do Norte já confirmaram presença. O local do evento será o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso(ACES), das 8 às 17h.

 

No primeiro dia (7/5), a programação será das 8 às 17h e contará com palestras e debates técnicos de especialistas como Fernando Kubtiza, considerado um dos principais nutricionistas de peixe do país; Eduardo Akifumi Ono, que se dedica ao desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias para produção intensiva de peixes nativos da Amazônia; e Daniel Ituassú, pesquisador na área de Sistemas de Produção Aquícola/Nutrição e Alimentação de Espécies Aquícolas.

Também participarão como palestrantes: Felipe Matias, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que vai abordar o cenário atual da piscicultura no Brasil; e o piscicultor de Sorriso, Luiz Eduardo Rossato, que falará sobre sua experiência e produção.

 

No segundo dia, os participantes visitarão uma indústria e frigorífico de peixes congelados e ‘in natura’ de Sorriso, para dia de campo, das 8h às 11h. Em estações de trabalho, aprenderão a identificar problemas sanitários em peixes, monitorar a qualidade de água dos viveiros, biometria e despesca.

 

fonte: G1-MT

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here