Sorriso: Prefeitura terá que ser o maior acionista pra Faculdade de Medicina...

Sorriso: Prefeitura terá que ser o maior acionista pra Faculdade de Medicina sair do papel

24

A Faculdade de Medicina de Sorriso pode sair do papel e o projeto pode  ser votado na próxima sessão ordinária da Casa de Leis.

Nas últimas semanas houve várias reuniões para tratar do assunto na Câmara.

Inicialmente teria sido acordado com a Prefeitura Municipal  que o município seria proprietário de 20%  da instituição de ensino e, a participação do poder público municipal seria  um tanto estratégica, já que a legislação permite que um curso inicie sem a necessidade do registro no MEC(havendo participação público privada), e,  poderá  conseguir a autorização com o curso já em andamento.

Somente com a iniciativa privada, a fundação de uma Faculdade de Medicina  tem um  processo bastante burocrático, pois necessita primeiramente da autorização, para depois   iniciar o curso.

Mas para  usufruir desta legislação(iniciar o curso e depois pedir a autorização), a Prefeitura terá que ser acionária da entidade em no minimo 51% e   não somente 20% como anteriormente, fato este  que até então  causou um certo entrave, pois o executivo não teria  o dinheiro necessário(51% – cerca de R$ 3 a 4 milhões), pois   em tese teria outras demandas mais urgentes.

Mas durante as reuniões com as lideranças da associação privada e que estão encabeçando o projeto de criar o curso de Medicina em Sorriso,  fontes do MTnoticias.net relatam que ambos(executivo e iniciativa privada) chegaram  a um consenso. A Prefeitura  entrará sim  com a parte de 51% no investimento, mas  com a doação de uma área de 01 hectare de terra localizado no bairro Vila Romana. O imóvel estaria avaliado em um valor de cerca de R$ 3 a 4 milhões. Com isso a Prefeitura não necessitará desembolsar nenhum valor em espécie para firmar a sociedade.

Fontes afirmam ainda que houve um entendimento e o projeto poderá entrar em votação já na próxima sessão da Casa de Leis.

Ainda segundo essas mesmas fontes, teria sido relatado na reunião que com o passar dos anos a Prefeitura até  poderá se desfazer da sociedade ou diminuir sua participação, com a entrada de novos acionistas. Ao final, se achar necessário, poderá até sair do negócio.

Uma Faculdade de Medicina privada tem é claro  o intuito de  gerar  resultados,  lucros, mas até o momento não foi discutido qual a maneira com  que a prefeitura usufruirá destes lucros, se serão com   concessões  de bolsas ou se  os valores serão  revertidos em investimentos no município.

MTnoticias.net/foto reprodução

Compartilhar

24 COMENTÁRIOS

  1. oooo Mania de pobre de querer tudo de graça…mas vao correr atras, vao batalhar para ter seu lugar ao sol. opiniao construtiva, ajudar, isso nao faz agora critica ou entao querer levar beneficio sobre tal aaaa mais é automatico

  2. A vida de qm estuda e trabalha nao é facil. Realmente pra qm tem renda boa fica facil conseguir vaga. Ter pais q pagam estudo muito bom. Agora qm nao tem…. tem q corre atras dobrado nao é facil… nao deve colocar classe social em discussao…. quem quer corre atras…. conheco muitos aqui em sorriso q nao tinha nada hj estao bem pq trabalharam pra isso…. desenvolveram sorriso… criaram essa linda cidade q eu amo de coracao….. fico indignado quando vejo pessoas com o mesmo objetivo discutindo…. pessoas de sorriso prestem atencao vcs devem se reunir fazer reunioes colocar um representante e cobrar discutir nesse site nao vai resolver. Sorriso precisa de muitas coisas principalmente medicina…. e outra nao sei se é certo o q vou dizer mas curso de medido nao deve ser facil pq deve formar pessoa competentes para nao ocorrer negligencia….. muito importante saber qm esta formando e onde….nao adianta fazer uma coisa barata q depois sai caro…..

  3. Acredito que antes de entrar em qualquer pauta para aprovação deste projeto deve ser melhor estudado pois tem muitas situações que não foram esclarecidas a população, por exemplo:
    A prefeitura sendo acionista majoritária, haverá bolsas de estudos destinadas a população do município?
    Quantas bolsas serão destinadas a prefeitura?
    Quais serão os critérios para distribuição destas vagas para a população?
    Quem irá arcar com os custos de manter um hospital universitário?
    Como será investido o dinheiro caso está faculdade obtenha lucro?

    Seria muito bom ter estas e outras respostas antes de fazer aprovação…

  4. e assim se decreta a retirada do hospital regional de Sorriso, é muita vantagem para o governo e para quem esta afim de que o regional saia de sorriso, pois assim farão um hospital universitário e que gera bem menos custo retirando assim as especialidades do regional de sorriso e fazendo dele um grande pronto socorro. Com muita sorte manteremos a UTI neo-natal. Essa é minha visão pois Sorriso com seus 30 anos cidade que se julga capital do agronegócio nunca se preocupou nem em trazer uma faculdade de agronomia, engenharia florestal, engenharia agronômica, bancadas pela prefeitura, dai aparecem com este plano de curso de medicina, muito duvidoso este interesse no curso de medicina, pois o custo deste curso traria os três cursos que citei, mas vejamos o que pode ocorrer.
    SÓ PEÇO A SOCIEDADE SORRISENSE QUE ABRA OS OLHOS… E CUIDEM DO QUE JULGAMOS SER NOSSO…

    • vC ESTA BEM POR FORA MESMO, IFMT TEM CURSO DE AGRONOMIA EM SORRISO-MT, TOTALMENTE GRATUITO, FACEM TEM CURSO DE AGRONOMIA E POSSUI 20% DE BOLSAS GRATUITAS, A FACULDADE PARA SER VIABILIZADA DEVE TER O REGIONAL FUNCIONANDO POIS DEPENDE DO NUMERO DE LEITOS QUE O REGIONAL OFERECE. POR TANTO PARE DE FALAR COISA VC NÃO SABE, SE INFORME.

      • acho que você entendeu apenas o que quis!!!
        Mencionei que o regional pode sim se transformar em um hospital universitário a exemplo do que acontece com o hospital regional do Cariri-CE e o hospital regional de Lagarto-SC, logico que tem de ter um hospital em funcionamento é um tanto imbecil instalar um curso de medicina que tem um custo alto e tambem construir um hospital unversitario é bem mais lucrativo aos cofres do estado e sem lucros a prefeitura que terá de arcar com o hospital universitário e o curso de medicina. Muito interessante Sorriso vulgo capital do agronegocio, possuir apenas o curso de agronomia disponivel e arcar apenas com 40 vagas. Citei 3 cursos da area agraria, Sorriso disponibiliza apena 40 vagas em um curso apenas.

        DESINFORMADO AQUI É VOCÊ!!!

  5. Aff esse povo,relembrando que um rapaz aqui de sorriso foi o primeiro colocado no e enem ano passado,filho de pessoas simples,e que a vida toda estudou em escola pública,Se estudarem qualquer um entra em Universidade,o difícil é o pai ou a mãe ir na escola saber como está o comportamento deles,vai nas escolas estaduais onde ali eram pra estar estudando pensando no enem,Tem mais alunos falando do final de semana do que já passou e do próximo,Do que dentro da sala aprendendo,ai o pai vem aqui reclama que o filho dele por que e pobre e feio não entra na faculdade,paga um curso pré vestibular os pais que são pobre não podem,mais tem churrasco e cerveja todo final de semana,vcs não são pobre não,lamentavelmente são pobre de estudo de Cultura e de caráter,Pra assumir que não entram numa faculdade porque não estudam,querem passa na sorte

  6. OLHA O ABSURDO ACONTECENDO EM SORRISO… (PARTES DO TEXTO ACIMA)
    “Uma Faculdade de Medicina privada tem é claro o intuito de gerar resultados, lucro, mas até o momento não foi discutido qual a maneira com que a prefeitura usufruirá destes lucros.)
    OLHA ISSO PESSOAL
    Fontes afirmam ainda que houve um entendimento e o projeto poderá entrar em votação já na próxima sessão da Casa de Leis.

  7. Não acho que vale a pena o município investir não, a não ser que tenha uma porcentagem de vagas para pessoas de baixa renda e que estudou nas escolas públicas de SORRISO!
    Ou se não a prefeitura vai investir em algo particular??????

    • Sim mas no seu entendimento genial vale a pena deixar la o terreno baldio com mato em pleno centro. A forma que o municipio tera retorno será discutida, vá até os vereadores, reivindique.

  8. Adriana, vc tem que fazer um curso de letras pra aprender a escrever e fazer a colocação das palavras direito e depois vc vem fazer algum comentário aqui, não sou burguesinho cheguei aqui trabalhando como frentista uma profissão muito digna é hj sou formado engenheiro agrônomo e não sou filho de papai aliás a única riqueza que Papai me deu foi educação, se vc quiser e correr atrás das coisas vc conquista.

  9. Sorrisenses, atenten-se ao que a lesgilação estabelece(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é dever do municipio expresso:

    art. 11 da LDB estabelece a obrigação dos Municípios nos seguintes termos:

    “Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:
    ………………………………………………………
    V – oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental permitido a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela constituição federal à manutenção e desenvolvimento do ensino”.

    Simplificando, o municipio não pode assumir a responsabilidade de avançar as etapas da educação sem antes ter atendido toda a demanda da população nos niveis iniciais da educação (creches e pré-escola) ainda mais aqui em sorriso que possui mais de 1000 crianças fora das creches por não ter vaga disponivel, obrigando os pais tirarem dinheiro de onde não tem para custear babas e escola privadas. Isso tudo que o senhor prefeito e a grande elite de sorriso estão fazendo é para se auto promover e os filinhos de papai não precisarem sair debaixo da saia da mâe. Essa facudade vai ser apenas mais um titulo inutil para o municipio. E com certeza a maioria dos alunos serão os da elite…
    Senhor prefeito, ao invés de doar este terreno para construir facudade de medicina, você deveria vender esses 4 ou 3 milhões e construir mais creche, aumentar o efetivo da rede municipal, doa o terreno pelo menos para trazer uma unemat ou ufmt ja que quer cuidar da educação superior…

    Isso é um descaso com trabalhador.

  10. NÃO SEI OQ ESSE POVO TEM CONTRA PESSOAS RICAS.

    SE SÃO RICOS E PQ TRABALHARAM MUITO P ISSO.

    TALVEZ ACORDARAM VÁRIAS VEZES MUITÍSSIMO MAUS CEDO QUE MUITOS QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR.

    VI E VEJO MUITO RICOS QUE VIERAM DA POBREZA.

    SER RICO NÃO É DOENÇA

    MAS SER POBRE É UMA ESCOLHA .

    ESTUDE … TRABALHE …. SEJA PERSISTENTE….

    E PAREM DE FALAR BESTEIRA TIPO FOLHINHO DE PAPAI.

    PQ VCS TB GOSTARIAM DE SER.

    ESTUDAR QUE BOM NINGUÉM KER.
    IMAGINA ESTUDAR MEDICINA…
    VIRAR NOITES ESTUDANDO.

    EDUCAÇÃO VEM DE CASA E PELOS COMENTÁRIOS AQUI VEJO Q MEDICINA REALMENTE NÃO É P QQ UM…

    É P QUEM KER LER MUITO.
    PQ SALVAR VIDAS EXIGI DOM.

  11. Dai sociedade sorrisense paga para o povo se formar e trabalhar em São Paulo. E os filhotes de papai vão ficar com todas as vagas

  12. e ne o senhor prefeito perdeu a eleicao , isso ele so usaou na campanha… kkkk trouxa foi quem acreditou ele falava na campanha que ja estava certo a faculdade …kkkkkkkkkk

  13. ~se for para as pessoas humildes entrar na facudade tudo bem
    porque aqui e tudo os buguerzinho e filhinho de papai e mamae qyue tem condiçoes que toma o lugar de quem precisa lugar de merda

    • lugar de merda só se for onde vc mora
      nao esta contente, só aqui no Mato Grosso existem mais 140 municípios
      e mais vinte seis estados, será muito inteligente da sua parte ir embora daqui.
      agora se resolver ficar na cidade de Sorriso, será muito bem acolhida na terra de oportunidades para quem trabalha, terra da diversidade, lugar onde existem vários nichos produtivos.
      Fique bem a vontade para ir embora ou para ficar, Sorriso precisa sim de pessoas que queiram morar e trabalhar aqui.

    • Não sei se vc leu direito,mas o texto diz que, apesar da faculdade ter inicialmente a prefeitura como acionista majoritário, a faculdade será privada, ou seja, não será somente para os tais “burguezinhos”, porém, necessitará de pagamento de mensalidade, sem distinção de classe. Entenda que mesmo pública, o curso de medicina não é um curso barato.

      • Não é questão de tomar lugar de quem precisa, se quer mesmo estuda mais estuda muito e tenta uma pública pois é mil vezes melhor que uma privada, nesse caso é questão de ter grana mesmo, por que a faculdade é privada colega, que pessoa “humilde” terá condições de pagar uns 5 mil reais ou mais na mensalidade???

Deixe um Comentário