Início Cidades Mato Grosso Sorriso: Senar, Ima e Sindicato Rural fecham parceria por Centro de Excelência

Sorriso: Senar, Ima e Sindicato Rural fecham parceria por Centro de Excelência

1
Compartilhar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso  (Senar-MT), o Sindicato Rural de Sorriso e o Instituto Mato-Grossense do Algodão (Ima) deram início a uma nova parceria para fomentar ainda mais a qualificação da mão-de-obra do campo no Estado. As entidades estão delineando o primeiro Centro de Excelência de formação rural de Mato Grosso, cujas instalações, em fase de construção, estão no município de Sorriso. As obras foram visitadas na quinta-feira (23/07) por uma comitiva formada pelos parceiros.

 

Com previsão para ser finalizado em outubro, o Centro de Excelência, sob a construção do Ima, abriga salas de aula, auditórios, dormitórios, salas de oficina, dentre diversos outros espaços destinados à capacitação de profissionais. Ao todo são mais de dois mill metros quadrados de estrutura física disponível.

 

A intenção é criar uma grade de cursos de qualificação que atenda às demandas dos produtores rurais da região. “Falta gente para trabalhar no campo, não só em número, mas também em qualificação. As máquinas estão disponíveis, com cada vez mais tecnologia, e estamos atrás de suprir essa demanda”, destacou Rui Prado, presidente do Sistema Famato/Senar.

 

Conforme ele, a intenção é que o Ima entre com o espaço físico e o Senar-MT, com a parte educacional. “É um casamento perfeito, pois o prédio tem oficinas, salas de aula, auditórios. E o Senar, os instrutores, a metodologia, a didática”. O Sindicato Rural será uma espécie de coparticipe na administração do espaço, bem como o responsável por levantar as demandas e fazer com que os produtores da região encaminhem trabalhadores para se capacitarem.

 

O presidente do sindicato de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, comemorou a iniciativa. “Nossa diretoria concorda com a parceria e não pode perder essa oportunidade”, comentou. “Esse é mais um elo da parceria com o Senar-MT, que vai ficar ainda maior”, disse o conselheiro Valdecir de Rossi.

 

O diretor executivo do Ima, Álvaro Sales, mostrou todos os prédios da obra e explicou o funcionamento de cada um deles, bem como a tecnologia que será empregada e disponibilizada após a finalização. “Serão espaços com sala de aula teórica, mas também com oficinas, onde os alunos poderão aprender manuseando os equipamentos ali mesmo”, esclareceu.

 

Sugestões para os cursos a serem ministrados surgiram o tempo todo durante a visita, como de estudo de pragas e doenças para os trabalhadores e de gerente de fazenda. “E como essa escola será nossa, podemos fazer como quiser: cursos à noite, durante as férias, nos fins de semana”, exemplificou Prado. Membros do sindicato de Sorriso saíram comemorando a iniciativa. “Que bom essa ideia voltou!”, disse Rossi.

 

Participaram também da reunião sobre o Centro de Excelência e da visita o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, e o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato.

 

DEMANDAS – Depois da visita ao futuro Centro de Excelência, o presidente do Sistema Famato/Senar aproveitou a oportunidade para reunir as lideranças sindicais de municípios da região e tratar de demandas pertinentes ao agronegócio. Assuntos como a licença de atividade, o vazio sanitário e legislações pertinentes ao setor estavam na pauta. Participaram representantes de Vera, Cláudia, Ipiranga do Norte, Sorriso e Sinop.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que venha ser administrado de forma correta, e que os cursos possam ser realizados de forma correta e pra quem realmente precisa. Pois á 15 dias atras foi divulgado na radio que o SENAR estava oferecendo curso de MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE MAQUINAS AGRICOLAS, e fui impedida de fazer, pois o mesmo só estaria disponível para estudantes do IFMT. Trabalho na área e já fiz varios cursos pelo SENAR e sei que isso não pode acontecer.
    Então aguardo ansiosa, para que seja bom para todos os interessados e que realmente queiram se qualificar e não só para estudantes, onde alguns nem trabalham a área ainda.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here