Início Cidades Sorriso: Sistema de monitoramento por câmeras deve começar a funcionar em novembro

Sorriso: Sistema de monitoramento por câmeras deve começar a funcionar em novembro

13
Compartilhar

Foi apresentado à imprensa nesta manhã (01) o projeto “Cidade Inteligente”, que irá implantar um sistema de monitoramento em Sorriso. O projeto prevê a instalação de 79 câmeras em pontos estratégicos, com funcionamento 24 horas.

O sistema será instalado pela empresa Riso Net, ganhadora da licitação. O diretor presidente, Roberto Borges, explicou como será feito o monitoramento, quais serão os locais de instalação das câmeras e o software de gestão.

Acompanharam a apresentação o prefeito Dilceu Rossato, o comandante da Polícia Militar, major Jorge Almeida, o chefe da Delegacia de Polícia Civil, Pablo Borges Rigo, o diretor do Foro da Comarca de Sorriso, juiz Anderson Candioto, o presidente da Câmara, Fabio Gavasso e os vereadores Claudio Oliveira, Eraldo Xavier e Hilton Polesello, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), Antonio Dalsóquio e secretários municipais.

De acordo com o prefeito, o sistema estará instalado até o final deste mês e seu funcionamento terá um custo mensal de R$ 317 mil. “Esse projeto de instalação de câmeras de inteligência começou no início do nosso governo e vem atender a um compromisso assumido com a sociedade quanto às ações em segurança pública. Buscamos o melhor sistema do Brasil, com tecnologia de ponta, para auxiliar na diminuição da criminalidade. Nos municípios que instalaram esse sistema os crimes diminuíram em torno de 40% e temos certeza que os benefícios serão imensuráveis e o custo benefício compensará o valor que estará sendo investido. Até o início de novembro o sistema estará funcionando”, garantiu.

“Estivemos visitando Indaiatuba, uma cidade que talvez tenha um dos maiores incides de redução de criminalidade. Hoje estamos apresentando a empresa e a tecnologia que foi contratada para o município. Se trabalharmos num índice de 40 a 50% de redução da criminalidade, será um grande benefício e toda a sociedade estará ganhando”, disse o vereador Polesello.

Segundo o comandante da PM, a implantação do sistema de inteligência ajudará muito o trabalho da polícia. “Os pontos onde serão instaladas as câmeras foram definidos pelo serviço de inteligência das policias militar e civil. São rotas de entrada e fuga de criminosos e pontos estratégicos da área central, como comércio e praças. Uma das sedes da central de vídeomonitoramento será no quartel da PM, onde por meio de um policiamento orientado, estaremos observando cada ponto”, explicou o major.

Para o chefe da delegacia da Polícia Civil, as câmeras serão fundamentais no trabalho de investigação. “Aliar o trabalho humano ao sistema de tecnologia para a segurança pública é muito importante. Para a polícia civil será fantástico ter o auxílio de um sistema constante de vigilância, pois irá facilitar o serviço de investigação e a produção de provas. Porém, a sociedade é parte fundamental nesse processo, colaborando e buscando mecanismos de adaptação ao sistema para auxiliar no seu funcionamento”.

Conforme o diretor do Foro da Comarca de Sorriso, Anderson Candioto, o monitoramento permite ao poder Judiciário a formalização de elementos de prova. “Para o sistema judicial será importante porque não ficaremos mais reféns de testemunhas para que um crime possa ser comprovado, dando mais celeridade ao processo e convicção na punição dos autores. Esse sistema permite trazer Sorriso a um patamar de primeiro mundo no que tange a segurança pública, porque o sistema de inteligência permite monitorar em tempo real a movimentação de todos os veículos e pessoas na cidade, otimizando o trabalho das polícias”, pontuou o juiz.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

13 COMENTÁRIOS

  1. É uma vergonha mesmo,400,00 do povo jogado fora,alias vai pro bolço de alguém,se camarás adiantasse alguma coisa o comercio inteiro não teria sido roubado,em quanto os outros municípios investe em policiamento ,guarda municipal,sorriso anda pra traz,isso é a pura falta de competência dos nossos administradores que não enxergam um palmo a frente dos olhos,com esse dinheiro todo da pra montar uma guarda municipal com 20 homens e 10 veículos e e colocar na rua,e ainda sobra dinheiro.

  2. TEM uns babacas que comentam aqui que até parece que tem algo a esconder…. Estão comendo de ser flagrado fazendo algo errado? Tem medo de que? Se a própria PM, PC, judiciário estão aplaudindo a iniciativa ! ! Corra playboy que vão te pegar!!!! Valeu prefeito!

  3. Resultados? ??
    Aparecendo? ??? Tu é louco ou é o dono da tal empresa que ganhou a tal licitação?
    317 mil por mês é um bom dinheiro mesmo, pra você nem só puxar o sac. …do prefeito e seus idealizadores mais também ch. …Toma no c. ..com esse dinheiro todo indo pro ralo. ..

  4. pra quem quer valorizar o dinheiro do cidadão, faça uma pesquisa sobre os valores gastos em outras cidades que terão uma surpresa…

  5. Obrigado “PREFEITIN E sentindo “GRADICIDA” agora ladraozada pode vir roubar aqui no rota do sol, fiquem a vontade à polícia tá laaa no final da blumenau, Mais vão pegar vocês, tá? Até que sabe do fato, aí vai ver as câmeras, só te peço uma única coisinha ladraozada, se vocês forem de outros municípios, por favor esperem por aqui, tentem vender os nossos produtos dentro do nosso próprio município, tá? Que aí levamos de certa forma “VANTAGENS” o dinheiro vai ficar por aqui mesmo, nos bolsos de alguém e também nossos policiais terão menos trabalho em pegar vocês. ..Mais é cada coisa, de que adianta pegar o ladrão estuprado, vândalos ou qualquer outro, depois que já levemos o prejuízo, esse é Sorriso. .Cada vez pior. ..
    POLICIAIS NAS RUAS…É ISSO PREFEITIN, …É ISSO QUE INIBE A BANDIDAGEM, se câmeras resolvessem o problema todos os gastos que essas empresas tiveram colocando câmeras e mais câmeras, teria resolvido, tem empresas que conheço quê já foi vítima de roubo e vandalismo 5 vezes no mesmo mês, Pegaram todos, através das câmeras? Quais casos? Recuperaram o prejuízo? Como? À dá um tempo, prefeito. ..Parabéns “EMPRESA GANHADORA DA LICITAÇÃO(QUAIS SÃO AS OUTRAS QUE CONCORRERAM MESMO?)sim vai facilitar em até mais que 50% para o serviço de investigação da polícia civil, portanto polícias militares, de acordo com a idéia brilhante do prefeito, vocês podem descansar. Fiquem nas suas casas, pois essas câmeras realmente servirá para dar trabalho aos policiais civis, na investigação!

  6. se ta louco cachoeira !!! 317 mil por mês é muita vontade de “sumir ” com nosso dinheiro , pocha vida nós precisamos mesmo é de policiais nas ruas se pode observar na tancredo neves ou na av natalino prox aos bancos não ve um policial (dificilmente) nas ruas . essas imundicias de ladrão colocam capacete ninguem identifica reparem nos mercadinhos , padaria quase todos tem cameras filmando agora me fala se isso intimida o bandido !!!

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here