Início Cidades Sorriso: Veja o Samba Enredo que a Capital do Agronegócio terá na...

Sorriso: Veja o Samba Enredo que a Capital do Agronegócio terá na Marquês de Sapucaí

60
Compartilhar

Conforme noticiado pelo MTnoticias.net  em primeira mão, Sorriso, a Capital Nacional do Agronegócio será destaque no desfile da escola de samba Unidos da Tijuca  do Rio de Janeiro, no Carnaval 2016.

 

A Unidos da Tijuca foi campeã em 03 dos últimos 06 carnavais cariocas(2011, 2012 e 2014).

 

Atualizado 09h10: Mesmo o município sendo o destaque no enredo, a assessoria informou que o poder público municipal não terá nenhum investimento financeiro para tal. Sorriso foi escolhido pela Unidos da Tijuca, por vontade própria da escola.

 

Veja letra do enredo:

 

Enredo: “Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado”

Ouço um tremor!
A noite anseia pelo dia,
Dia que, teimosamente,
Demora, pois traz a vida
Dos véus da sabedoria…
Pelo meu corpo desnudado,
Minhas entranhas o selariam:
Esculpido no barro, o homem nascia.

Homem da Terra,
Filho da mata virgem.
Envolto às minhas espécies,
Que se abrem à tua passagem,
Percorre essa amorosa via-terra-fêmea
E reconhece-te nessa paisagem.
Germina a semente do teu ser,
A coragem e o saber
Ao vulto de uma pátria mãe gentil.
Debruça sobre a terra,
Fremindo a candura ardil
Da arte agrícola,
De uma terra abençoada,
Chamada Brasil.

Entre os raios de sol,
Semeia o ciclo sagrado da natureza.
Desvenda meus mistérios,
Tanto do solo quanto hídricos,
Segue a tua lida,
Entremeando meus frutos,
À essência da vida.

E a prosa segue entrosada
Rumo à lavoura,
Na beira da estrada.
O sol a pique,
Brota o suor,
Mãos calejadas
Ao manejo da enxada.

O homem do campo
Ara a terra,
Com bravia devoção.
Planta, cultiva feito as
Flores que colorem
Esse chão.
Tudo verdinho e brotado,
Alimenta tua família
Com os frutos do meu roçado.

Meu matuto sonhador,
Já é tarde!
Brilha a luz na portinhola,
Crê nas palavras de Deus
Nosso Senhor,
Rima-te a essa poesia de amor…
E nas modas de viola
Canta a vida do interior.

Na minha intimidade,
Volto ao meu ser.
Espalho minhas cores,
Polinizadas de saber.
Atraídos pelo néctar
São muitos os insetos a me envolver,
Num ato simbiótico,
Renovando o meu florescer.

Chegou a hora!
Tu que me foste zelador:
Agora, segue na linha do tempo
E mostra ao mundo teu valor.
Pinta minha terra,
Em forma de um mosaico encantador.
Tua arte é a agricultura
E, o teu ofício, agricultor.

E eu digo amém,
Só de pensar
Que a criatividade humana
Vai além.
Reside na sutileza,
Na expertise rural e
Desvenda os segredos da natureza
À questão ambiental.

Mas sem rodeio e sem aresta
A praga te insulta,
Ameaça e te espreita.
Mas não te acanhes,
Tu conheces a receita.
Trava uma batalha,
Munido de insumos naturais,
Luta e peita…
Salva a tua colheita.

Uma poeira no pé de vento
Sopra a prosa de um novo
Empreendimento:
Fértil em tuas plantações,
Polinizada pela tecnologia
E por sustentáveis inovações.
Cuidadosamente, aviso:
É um tal de agronegócio,
Não tem nada de improviso.
É uma séria “capital”,
Que do mundo rural,
Se chama “Sorriso”.

Contudo,
O trabalho árduo
Te afaga.
Não falha.
A agricultura sustentável
Cria a tecnologia do
“Plantio direto na palha”.
Semeando “sorriso”
Corre chão
Para tudo mais que o valha,
Planta o grão.
Sem gradagem e aração
À saúde da plantação.

Segue, Homem da Terra,
A tua saga comunitária.
Desbrava os recursos dos
Peixes, gados e suínos…
Mede essa “extensão agrária”
E escreve a história da
Tua agropecuária.

Terra farta,
Gente feliz.
Semeia tua alegria
Que se manifesta
Em ritos de poesia:
Entre palmeados da “catira”,
Passos da “caninha-verde”
Ao cortejo da folia.

Entre teus sonhos e desejos,
Sou eu – a Mãe Natureza –
A luz de tua inspiração.
Sou eu a festança e a cantoria,
Dos “brasis” que correm esse chão.
Sou eu o fruto da vida,
Um infinito ser abençoado,
Que pelo teu talento
Para sempre serei lembrado:
“Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado”.

As opiniões postadas nos comentários não representam a opinião do site. Comentários ofensivos poderão ser excluídos ou moderados.

60 COMENTÁRIOS

  1. Eu li em uma reportagem que a prefeitura de Sorriso está dando todo apoio à Unidos Da Tijuca quanto a homenagem à cidade. Gente o que não entendi, a moeda trocou de nome? Agora é “apoio”?

  2. FIQUEI EMOCIONADO QUE ATÉ ESCREVI ERRADO NO TEXTO ACIMA, POIS BEM SÓ PRA COMPLETAR AQUI EM SINOP, O PREFEITO NÃO CURTE CARNAVAL KKKKK, DAÍ ELE VETA O CARNAVAL DE RUA E DIZ QUE A VERBA É DESTINADA PARA OUTRA PASTA E A CIDADE CONTINUA DAQUELE JEITO, SAÚDE ZERO, SEGURANÇA ZERO,MORADIA ZERO, TRANSPORTE ZERO, TUDO É ZERO. MAS NO CARNAVAL VOCÊ NÃO ENCONTRA NENHUM POLITICO NA CIDADE, POR QUE SERÁ????

  3. 5 MILHÕES SÓ AGORA NÉ GENTE, ESSE É SÓ A ENTRADA O PARCELAMENTO É EXTENSO, SÓ TEM UM PORÉM, O SAMBA É PRA DANÇAR 4 ANOS SEM PARAR, PORQUE O ROMBO É GRANDE, COMO DIZ A DILMINHA, GOSTARAM NÉ CAMBADA??? POVO GOSTA DE SOFRÊNCIA, EU NÃO AONDE ESTÁ PIOR, AQUI EM SINOP O QUERIDO PREFEITO TA DE FÉRIAS, MAS JÁ TA FAZENDO UNS 3 ANOS ESSAS FÉRIAS, TIPO FORAGIDO, ENTÃO ESSA É A SAGA DO MT. PAGAR CONTA DE FESTA DA CAMBA DO COLARINHO BRANCO.

  4. Com os gêmeos do crime sorriso já ta perdido , os policias não venci , imagina agora com toda essa propaganda , FERNANDINHO BEIRA-MAR vai fazer a festa …kkkk

  5. Espero que com tudo isso eles nao esqueçao de forma a alas dos nordertinos , afinal sorriso nao seria sorriso se nao tivesse eles …kkkkkkkk

    E tbm que a grande são domingos seja bem representadas

  6. somos a capital do agronegocio devemos ter saude educaçao a altura,nao devemos nos basear por outras cidades nos moramos aqui e queremos que aqui seja melhor pra nos afinal de contas pagamos impostos bem caros por sinal,quanto a exposição de sorriso na midia nos ja tivemmos muitos prejuizos com isso,e dessa vez nao sera diferente,divulgar sorriso no rio de janeiro?se tem ou nao investimento da prefeitura eu nao sei,oque sei e que as empresas que estao patrocinando esse samba enredo poderiam patrocinar a saude ou a educaçao do municipio para que sorriso seja reconhecida nao so por ser a capital do agronegocio mas tambem por ser a melhor cidade em termos de saude e educaçao

  7. Coitado do prefeito se batendo atrás de recurso para concluir o aeroporto e tantas outras coisas nunca iria colocar dinheiro no carnaval por favor não falem bobagem.

    • Coitado e do povo que em 3 anos este seu prefeiro esqueceu de Sorriso so vai lembrar no ultimo ano coitado e de que teve um almento em todas as taxas da prefeitura passando de 300 porcento esse sim e coitado

  8. Parabéns senhor prefeito e nobres vereadores, vamos investir no Rio, o dinheiro que esta sobrando na prefeitura,aqui este tudo maravilha,a nossa cidade esta com tudo em cima,,a saúde,educação,transito tudo maravilha,as ruas não tem buracos ,as bocas de lobos todas limpas,não temos dengue,temos remédios,exames,médicos,ah emprego sobrando,moradia,dinheiro dando em arvores,.Aqui não temos traficantes nem viciados,só temos uns bandidinhos barrelas,então meu povo vamos importar uns bandidos,traficantes do Rio ,gente de peso ,que entenda da coisa,aqui ninguém sabe roubar,vivemos numa paz e sossego sem nada pra nos incomodar.vamos pra sapucaí chamar este povo pra Sorriso,.

  9. Moro aqui a 14 anos apenas, tenho orgulho de morar aqui…a Saude ta feia? ta, mas vão em outros estados e vão ver coisas piores…Educação nunca teve no Brasil, e bandido tem em todo lugar…então deixa rolar o carnaval, apesar de eu não gostar de carnaval, acho legal a homenagem…é sinal que não estamos no meio do mato como o restante do Brasil acha…quem ta preocupado com dinheiro publico, provavelmente não entende nada de politica…não sabe que existem leis, prefiro ver o dinheiro (que não é verdade) gasto com esta homenagem do que desviado ou mal investido…se isto fizer com que venha uma unica empresa investir aqui, ja valeu…não gosto de carnaval, mas vou torcer pra Unidos da Tijuca…é nóis…quem não gosta vai embora…tenho dito…

    • Eu moro ah 30 anos e já vi o que virou sorriso sair em rede nacional,na globo ,na veja,Eu quero que alguém me aponte qual foi a grande industria ou grande empresa que veio pra sorriso, o que veio pra cá foi uma bandidagem, que infestou a cidade,traficantes assaltantes viciados,andarilhos,foi isso que veio,.Esta cidade era pra ser um espelho para as outras,em educação,saúde,segurança,aqui os impostos são os mais caro do Mato Grosso,se arrecada milhões ,é o maior produtor de grãos do mundo e a cidade esta jogada as traças e ainda querem trazer mais bandidos pra cá.

  10. isso só vai servir pra trazer os bandidos do rio de janeiro pra cá. chamariz pra traficantes e gente desqualificada. desde que essa cidade apareceu pela primeira vez no globo reporter e na revista veja nuca mais parou de chegar gente que nada tem a acrescentar pra o seu crescimento. fora a bandidagem que essa sim cresce a cada dia

  11. ISSO SIMPLESMENTE É UMA VERGONHA,POR QUE NÃO BUSCAR ESTAS PARCERIAS (EMPRESAS) PARA INVESTIR NAS NOSSAS ESCOLAS ,TODO ESSE DINHEIRO FARIA UMA GRANDE DIFERENÇA NAS ESCOLAS E CEMEIS.

  12. LINDO DE MAIS NOSSO PREFEITO É PURA INVENÇÃO, POVO BESTA\ ACHA QUE ISSO VAI POR COMIDA NA MESA DO BANDO DE MISERÁVEL QUE BATE PALMA PRA ESSA CORJA SEM CAPACIDADE

    • Rapaz, nem votei nesse cara. Apenas sou inteligente e tenho minha visão futurista. Conheço Sorriso desde 1983 e você? Chegou quando? Ontem? Vai catar raiz em outras bandas pois aqui este serviço terminou faz tempo.

      • Meu jovem ,se a carapuça lhe serviu lamento muito,também não votei em ninguém por que não preciso votar, sou um PF aposentado e pra sua tenência cheguei aqui em 1980 conheço mais Sorriso que você e o Mato Grosso todo,ah e nunca precisei catar raiz ,pois sou um PF de carreira e a minha profissão me deu estabilidade na policia,mais se tivesse de catar raiz eu faria com muita dignidade,pois se não fosse os catadores de rais, Sorriso não seria o município que é,rico no agronegócio,mais na minha época tivemos excelentes prefeitos aqui não se criava bandidos nem vagabundos,os políticos e o povo eram positivo e operantes. e ponto final .

  13. moro aqui desde l989… vi isso aqui crescer, e acontecer, sei de cada passo que nós enfrentamos sei das dificuldades tristezas lagrimas e dores que cada um sofreu aqui, também sei que não tem dinheiro publico nisso, ate porque nem por que nem poderia, apenas os analfabetos políticos que estão falando merda ai não sabem de nada.
    mas uma coisa me preocupa sim A GRANDE EXPOSIÇÃO DE SORRSIO vai atrair coisas boas? claro que sim, mas também podemos nos preparar para enxurrada de malandros, bandidos que virão para sorriso, até por que sem preconceito mas o carnaval é no RIO DE JANEIRO os morros de lá são terríveis, acho que isso será a menina dos olhos para os bandidos…. PARABENS SORRISO mas muito cuidado… já sofremos demais no desbravamento, queremos sossego agora.

  14. Que coisa feia os comentários preconceituosos,como que pode ter gente que se acha melhor que os outros!! e quando morrer vira tudo a mesma bosta!! não importando de onde veio senhor Jamil.

  15. SORRISO ESTA MESMO PRECISANDO DE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO. O POVO QUE NÃO SABE LER E NEM ESCREVER. ESTA LÁ NA NOTICIA, NÃO É A PREFEITURA DE SORRISO QUE ESTA BANCANDO ISSO, O TEMA É SOBRE O AGRONEGÓCIO, E SORRISO VAI SER CITADA EM DUAS PARTES, O DINHEIRO É DO MINISTÉRIO DA CULTURA E EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO.É UM DINHEIRO DISPONÍVEL P/ ISSO MESMO.TANTO FAZ O TEMA, O DINHEIRO VAI P/ CARNAVAL.EU NÃO CONCORDO COM O CARNAVAL, É UMA BAIXARIA QUE TERIA QUE ACABAR, NÃO TEM NADA DE CULTURA, MUITO PELO CONTRARIO. MAS COMO VAI TER IGUAL FALANDO DE NOSSA CIDADE É BEM VINDO.ENTENDERAM AGORA?

  16. Moro em Sorriso há 30 anos cresci junto com essa cidade abençoada e maravilhosa, vivi muitas coisas boas e também coisas não tão boas posso dizer que de uns 10 anos para cá nossa linda cidade vive um momento muito difícil por conta da desunião que há entre nossos governantes, nossa saúde vai mal, nossa educação vai mal, nossa segurança então nem se fala, mas acredito sim que num futuro bem próximo poderemos ser mais unidos e fazer com que nossa cidade volte a ser o que era antes. Não vejo vantagem alguma em se fazer um samba enredo envolvendo o nome de Sorriso mas isso também mostra como há uma desunião do nosso povo em relação a certos assuntos que envolvem a nossa cidade principalmente na área da política. Ano que vem saibamos escolher melhor os nossos governantes para não passar por esses perrengues.

  17. Vou torcer pela Unidos da Tijuca, pois estou orgulhosa de morar na cidade que será homenageada, assim como fiquei orgulhosa, quando a minha terra natal Cuiabá foi homenageada em um outro momento.

  18. Esses defensores do poder publico, só pode ser da corja de terneiros q estao mamando nas tetas do rossato, q imflarao a prefeitura com super cargos eleitivos; Aonde q escolas de sampa do rio de janeiro, vai se interressar por agricultura,de graça, caiu dinheiro e nao foi pouco nao, esses manipuladores de sorriso querem ter ar de gente grande, agora em cenarios nacional, nao basta querem aparecer só aqui na capital do roubo.

    • Eu ia falar mas como voce mesmo falou os otários que se mandem. Nem sabem porque estão em Sorriso. Certas pessoas cairam de um caminhão de mudança e não encontram o caminho de volta. Otários mesmo.

  19. Que gente burra meu senhor!! ô seu JOAO PEDRO!!! não leu não que não tem dinheiro do município envolvido?.. vai ser burro assim lá na tua casa!!!

  20. Pessoal, independente da forma como foi conseguido isso é uma boa divulgação do município, todos nós moradores de Sorriso dependemos do agronegócio, quanto mais ele se der melhor pra nós moradores é muito importante, a agricultura é nossa economia, é o que movimenta o comércio, gera empregos e renda, o brasileiro acha que aqui só tem índio e onça, deixa eles conhecerem um pouco mais da nossa competência.

  21. Era o que faltava, esse prefeito gastar 5 milhõe de reais para financiar o enredo de uma escola de samba. nossa cidade está abandonada, a saude, educação, segurança em estado de calamidade pública, as ruas ja não tem mais asfalto. Quero ver se os vereadores vão aprovar essa pouca verganha. Prefeito meia boca, por favor compre 5 milhoes de cestas básicas e remédio para a população, recupere as estradas rurais sem cobrar óleo diesel dos produtores rurais. Faça isso. SE ISSO VIER CONTENCER SERÁ O FIM DESTE PREFEITO E DOS VEREADORES QUE APREVAREM ESTA POUCA VERGONHA.

    • larga mão de ser burro, pelo amor de Deus, Mtnoticias, tira estas M… escritas por ignorantes, estes comentários ficam feios em sua página! tenho pena destas pessoas que, primeiro não entendem o que leem, segundo tem a coragem de escrever M… nos comentários achando que estão abafando…. tenho pena de vc!

  22. Não precisamos nada disso precisamos sim saúde educação, cidade limpa e não se gabarmos por um título que só está nos trazendo desconforto para todos nós. Sou a favor do não a esse enredo. Vamos fazer um movimento contra isso. E todos sabemos que podemos barrar isto.

  23. Como o povo gosta de falar mal da própria cidade, fala sério, vão embora se está tão ruim, vaza, as autoridades e a cidade deve aproveitar essa exposição na TV para atrair empresas e investimentos, Estão nos dando os limões, vamos fazer a limonada.

  24. Amigos, abram a mente, isso será otimo pra nossa cidade, e tbm pra toda a região. Parem de reclamar de tudo e olhem o futuro. Saúde educação, segurança etc, tá ruim pra todo lado,. Somos uma região previlegiada, sejam mais lógicos.

  25. Saber como deveria ser este samba enredo
    -sorriso terra de gente trabalhadeira que pena na mão. Dos políticos e que sofre com assaltos constantes a capital do agro roubo

  26. Deixaaaaa falaaa… kkkkkkk…. Esses aI que estão discordano são os que recém chegaram em sorriso e querem dar palpite no que não os interessa… e mais uma, tenho certeza que são os eleitores da nossa QUERIDA PRESIDENTE DILMA..bando de Zé b… do k… … oportunistas!!!

  27. Me preocupo com o impacto social que Sorriso terá com isso. Porque nao buscam parceria para melhorar a saúde , a educação, a segurança deste municipio.? Se investisse 5 milhões em Habitação. nossa seria muito bom.

  28. Pessoal é o seguinte: A PREFEITURA NÃO PAGOU NADA para ser enredo no carnaval de 2016. Estão completamente equivocados. JUSTIÇA SEJA FEITA…Antes de criticar é melhor se informar primeiro….se Sorriso tivesse investido dinheiro no carnaval do rio eu seria o primeiro a criticar.

  29. Povoooooo, não tem dinheiro público investido, a prefeitura não vai liberar nenhum centavo para isso, nem lei tem para liberar isso, como ja foi divulgado a escola de samba esta conseguindo patrocinios comas multi nacionais do agro negocio, ex. (Bayer, Syngenta, Monsanto, Bunge,ADM, varias outras.

  30. Estou aqui pensando… quanto dinheiro… de quem mesmo?… Isso será por puro amor? Atualmente os Sorrisienses anseiam por amanhecer mais um dia sem assalto, roubo…

  31. ahh entao foi pra o nosso dinheiro 5 milhoes de reais e faltando medico, remedio nos postos de saude e nem venham dizer que foi patrocinio das empresas de sorriso
    porque estaamos numa crise danada sem dinheiro ea prefeitura vai gastar em iredo de escola de samba?
    agora sim que vai começar a bandidos vao vir pra ca ja nao tem segurança so vai piorar
    parabens rosatto e isso que sorriso merece nao é?

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here