Início Cidades TRE apura denúncias de propaganda eleitoral antecipada na Grande Cuiabá

TRE apura denúncias de propaganda eleitoral antecipada na Grande Cuiabá

0
Compartilhar

O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) investiga duas denúncias de propaganda eleitoral antecipada em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. As irregularidades dos pretensos candidatos seriam espalhar outdoors, promover eventos beneficentes e mandar mensagens por meio do WhatsApp. As denúncias foram feitas pela Ouvidoria Eleitoral.

Conforme o calendário eleitoral, a propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 16 de agosto de 2016, ou seja, 47 dias antes das eleições municipais. Em 2016, haverá eleições para prefeito e vereadores.

Um desses pretensos candidatos tem empresa de compra e aluguel de imóveis em Várzea Grande e estaria espalhando outdoors pela cidade. Ele também é suspeito de promover ações beneficentes para divulgar a logomarca da empresa.

A outra denúncia é a respeito de um pretenso candidato a vereador por Cuiabá. Ele estaria fazendo propaganda antecipada por meio de ‘correntes’ no WhatsApp, com pedidos de voto e plataforma de trabalho.

Outdoors
Conforme o TRE-MT, não está descartada investigação sobre outdoors de pessoas conhecidas no meio político com mensagens de Natal e Ano Novo. O material está espalhado em Cuiabá e Várzea Grande. A apuração seria feita porque a Justiça Eleitoral entende que, passado o período de festas, não já justificativa para que as peças publicitárias com esse tipo de manifestação em ano eleitoral sejam mantidas nas ruas.

Caso não sejam retirados, os outdoors também poderão configurar propaganda eleitoral irregular.

Aplicativo
O eleitor pode denunciar irregularidades à Ouvidoria Eleitoral pelo aplicativo Pardal, que foi usado nas eleições de 2014. O aplicativo, para sistema Android, pode ser baixado na loja Play Store ou pelo site do TRE-MT.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here